Quem faz o Grok? Elon Musk demitiu tanta gente que quem comanda o time é um estudante de 20 anos
Ele se formou no ensino médio em 2023
Já falamos sobre como Elon Musk optou por abrir mão dos funcionários da Tesla que queriam continuar trabalhando remotamente. Desta vez, trataremos de um caso semelhante: a ocasião em que o CEO da SpaceX reestruturou a divisão da xAI, o que resultou em numerosas demissões. O detalhe: ele contratou um estudante de 20 anos como responsável.
Vamos ao contexto. Para começar, a xAI é a subsidiária encarregada de desenvolver o Grok, a inteligência artificial integrada à rede social X. Assim, voltamos ao mês de setembro, quando cerca de um terço da equipe de anotação de dados foi dispensado. Segundo informado, a empresa buscava reorientar seu foco para treinar o chatbot.
Uma noite de cortes
De acordo com o Business Insider, esse ajuste resultou em pelo menos 500 demissões. Além disso, o veículo teve acesso a e-mails internos da companhia nos quais esse "giro estratégico" foi comunicado ao pessoal. Por meio dessas mensagens, foi informada a redução da equipe para cargos generalistas.
"Após uma revisão exaustiva de nossas iniciativas de Dados Humanos, decidimos acelerar a expansão e priorização de nossos tutores especializados em IA, reduzindo ao mesmo tempo nossa atenção aos cargos de tutor generalista em IA. Essa mudança estratégica entrará em vigor imediatamente. Como parte dessa mudança de foco, não precisaremos mais da maioria dos cargos de tutor generalista em IA, e sua relação de trabalho com a xAI será encerrada."
Foi então que surgiu a incumbência de colocar à frente uma pessoa ...
Matérias relacionadas