PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Por que o TikTok está sendo banido em todo o mundo?

Rede social chinesa nega acusações feitas por governos como EUA e Reino Unido

21 mar 2023 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários
TikTok está sendo banido de celulares de funcionários dos governos de diversos países do Ocidente
TikTok está sendo banido de celulares de funcionários dos governos de diversos países do Ocidente
Foto: Solen Feyissa / Unsplash

O TikTok, popular rede social chinesa, vem enfrentando restrições e proibições por governos ao redor do mundo. Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Canadá, Nova Zelândia, Taiwan e Bélgica são alguns dos países que decidiram banir o aplicativo dos celulares oficiais dos funcionários dos governos dessas nações. 

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, também adotou a mesma restrição. 

A proibição mais recente foi divulgada pelo Reino Unido, que decidiu impedir o uso da rede social em telefones e outros aparelhos usados por ministros e funcionários públicos a trabalho.

A decisão foi comunicada a parlamentares pelo ministro Oliver Dowden, que descreveu a medida como uma "precaução prudente". 

"A segurança de informações sensíveis do governo deve ser priorizada", disse, após ressaltar que os ministros e profissionais do governo não seriam proibidos de usar a plataforma em seus celulares particulares.

Nos Estados Unidos, várias instituições proibiram a instalação da rede social em telefones oficiais, como os da Casa Branca, Câmara dos Representantes dos EUA — equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil —, e os Departamentos de Defesa, Segurança Interna e Estado.

A medida vem sendo adotada nos Estados Unidos desde dezembro do ano passado.

O diretor federal de segurança da informação dos EUA, Chris DeRusha, disse que a medida enfatiza o "compromisso contínuo do governo Biden em proteger nossa infraestrutura digital e proteger a segurança e a privacidade do povo americano".

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também se pronunciou sobre o banimento do aplicativo em órgãos oficiais do governo. 

Trudeau afirmou que havia preocupação suficiente com a segurança do aplicativo para exigir a mudança.

"Este pode ser o primeiro passo, este pode ser o único passo que precisamos dar", disse ele em uma entrevista à imprensa no dia 13 de março.

O que tem motivado as proibições?

O TikTok, plataforma de propriedade da empresa chinesa Bytedance, é acusado de entregar dados dos usuários ao governo chinês. Órgãos governamentais estão preocupados com um possível vazamento de informações, com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários do TikTok.

A propriedade chinesa da empresa e a possível influência do país asiático também são motivos citados pelas medidas adotadas por alguns países.

O TikTok nega as acusações. A rede social disse que as proibições foram baseadas em "medos inoportunos e aparentemente impulsionados por uma geopolítica mais ampla", incluindo que a empresa ficou "desapontada com tal movimento" no Reino Unido.

A plataforma afirma que não compartilha dados com autoridades chinesas, mas que as leis de inteligência do país exigem que as empresas ajudem o Partido Comunista quando solicitadas.

A empresa diz que não opera de maneira diferente de outras do ramo e que nunca cumpriria uma ordem de transferência de dados.

O TikTok é o app mais baixado no mundo. No ano passado, a plataforma somou 672 milhões de novos downloads nas lojas do Google e Apple, segundo levantamento da empresa de software Apptopia. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade