PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

População vai poder palpitar sobre uso da inteligência artificial no Brasil; saiba como

Consulta pública aberta vai debater quais são as necessidades dos brasileiros em relação à IA e à possível regulamentação da tecnologia

22 abr 2024 - 12h44
(atualizado às 13h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Foi criada uma consulta pública para discutir a regulamentação da inteligência artificial no Brasil. O Conselho de Inteligência Artificial e Sociedade também vai debater presencialmente na próxima edição da Campus Party, em São Paulo.
Foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay / Flipar

A Abranet (Associação Brasileira de Internet) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), junto com outras lideranças de setores diversos, vão lançar o Conselho de Inteligência Artificial e Sociedade (CIAS) que visa dar voz ao debate público no que diz respeito à IA no Brasil.  

Para isso, foi aberta uma consulta pública com o tema “O que o Brasil quer da Inteligência Artificial?”. Os interessados em participar devem acessar o link: aqui

O debate sobre o tema já está no Congresso há alguns anos, mas o país segue em passos lentos para regular a tecnologia. De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Projeto de Lei 2338/2023 deve ser votado até o final de abril de 2024. O PL prevê a criação de uma autoridade nacional de IA, assim como registro dos sistemas.

O projeto da Abranet também vem após uma fala do presidente Lula no início do mês convocando cientistas e pesquisadores a apresentarem um projeto brasileiro de IA até o meio do ano.

"'Vamos criar vergonha'. Vamos ter uma conferência nacional de ciência e tecnologia em junho e até lá vocês estão desafiados a apresentar um projeto brasileiro de inteligência artificial para a gente não ter que copiar de outro país as coisas importantes de que precisamos", afirmou o presidente em discurso durante evento em Pernambuco.

População deve participar

Filmes em que a Inteligência Artificial é a grande atração! Filmes em que a Inteligência Artificial é a grande atração!

Agora, a consulta pública traz, na primeira fase, a população em geral para o centro da discussão sobre a regulamentação da inteligência artificial no Brasil. Com a resposta da pergunta temática, a segunda fase deve criar um projeto de lei para a IA, que seja capaz de refletir as necessidades da população brasileira em relação à tecnologia.

Podem participar indivíduos, associações, empresas, órgãos governamentais, órgãos de ensino e pesquisa. O conselho também vai realizar consultas presenciais, como na Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia no Brasil.

A próxima edição do evento acontece nos dias 9 a 14 de julho de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo, onde haverá debates sobre a regulamentação da IA.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade