Pelo bem da sua casa, não desligue o roteador à noite
Desligar o roteador a noite só é recomendado em situações muito específicas
Desligar os aparelhos eletrônicos antes de dormir é um hábito comum em muitas casas, especialmente entre pessoas mais velhas. A ideia de que isso pode reduzir o consumo de energia e gerar economia na conta de luz ainda está presente no imaginário popular. Mas será que essa prática faz sentido quando o assunto é o roteador? Afinal, desligar o equipamento todas as noites pode parecer algo inofensivo e benéfico, mas a realidade não é bem essa. Confira a seguir os prós e contras de desligar o modem à noite.
Desligar o roteador a noite é uma boa opção?
Um dos principais motivos de desligarem o roteador durante a noite é a ideia de que essa prática vai trazer economia de energia e, consequentemente, pesar menos no bolso no final do mês. Mas será que isso é realmente verdade? Apesar de realmente consumir menos energia, a economia é bem baixa, não sendo assim tão significativa para o bolso do consumidor. Isso porque o consumo de energia dos roteadores é extremamente baixo, não impactando de forma expressiva nas contas.
Outro argumento de quem tem o costume de desligar o roteador à noite é em relação a segurança da rede. De fato, com o roteador desligado, a possibilidade de algum hacker invadir a rede é inexistente. No entanto, essa está longe de ser a maneira mais eficiente de proteger sua rede doméstica. O ideal é utilizar senhas fortes, realizar atualizações de firmware e configurações adequadas.