PUBLICIDADE

Pedreiras em Israel revelam onde o Homo erectus caçava elefantes

Estudo aponta que Homo erectus usava quartéis para fabricar ferramentas destinadas à caça de elefantes

2 abr 2024 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa revela estratégia de Homo erectus na caça
Pesquisa revela estratégia de Homo erectus na caça
Foto: Jakub Hałun, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Sítios arqueológicos na região da Alta Galileia, em Israel, foram utilizados pelo Homo erectus para a fabricação de ferramentas destinadas à caça de elefantes. É o que sugere uma recente pesquisa publicada na revista Archaeologies.

Esses sítios, situados em áreas próximas a rotas migratórias dos grandes animais, fornecem novas evidências sobre as estratégias de sobrevivência de nossos ancestrais há cerca de 2 milhões de anos.

Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv afirmam que o Homo erectus não escolhia locais de forma aleatória. A proximidade com fontes de água, que atraem manadas de elefantes em migração, sugere uma estratégia deliberada de posicionamento para facilitar a caça.

"Um elefante consome, em média, 400 litros de água por dia, o que determina seus caminhos fixos de movimento", explicou Meir Finkel, arqueólogo e coautor do estudo, ao portal Live Science.

O que são fósseis e quais tipos existem? O que são fósseis e quais tipos existem?

A pesquisa analisou as rotas de migração dos elefantes, baseando-se em estudos anteriores que consideraram a paisagem e ossos fossilizados. Os resultados mostraram uma correspondência próxima entre os sítios de quartéis na Alta Galileia e essas rotas migratórias.

Além da importância prática das localizações para a caça, os autores do estudo observaram que a pedra de sílex, extraída para a confecção de armas e ferramentas, era altamente valorizada, a ponto de serem feitas oferendas em determinados afloramentos rochosos, tratados com um senso de santidade.

Os achados corroboram teorias anteriores que apontavam os elefantes como principal fonte de alimento na região para o Homo erectus, evidenciados pelo alinhamento dos sítios humanos antigos com as rotas migratórias dos elefantes.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade