PUBLICIDADE

O que são sonhos febris e por que eles acontecem?

Sonhos febris geralmente ocorrem quando estamos doentes e com a temperatura do corpo muito elevada, causando até pesadelos: veja como tratar da condição

22 nov 2022 - 11h01
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Sonhos, por mais estranhos que sejam, geralmente não nos perturbam ou nos acordam, assustados, no meio da noite. Quando estamos doentes, no entanto, o subconsciente pode acabar causando um tipo de viagem bem desagradável, deixando uma sensação ruim ao acordarmos, seja pela manhã, seja subitamente na madrugada — não raro, os sonhos febris são vívidos e bem bizarros.

Foto: cottonbro/Pexels / Canaltech

Sonhos, REM e a febre

Nossos sonhos surgem naturalmente em um estágio do sono chamado REM, sigla para o termo em inglês "rapid eye movement", ou movimento rápido dos olhos, quando os globos oculares podem ser vistos se movendo bastante sob as pálpebras. Embora os sonhos sejam bastante misteriosos, os cientistas acreditam que eles façam parte do processo de consolidação da memória e ajudam com a nossa percepção da realidade.

Já os sonhos febris podem chegar a um status de pesadelo, trazendo a criatividade mais mórbida que nossa mente tem a oferecer. Não há, na ciência, evidências de que eles façam qualquer tipo de mal além da perturbação mental que deixam após acordarmos, mas sua ligação com altas temperaturas corporais e doenças, sim, é perigosa.

A temperatura ideal para um corpo saudável varia: você já deve ter ouvido que ela seria, em média, 37 °C. Essa informação vem do médico alemão Carl Reinhold August Wunderlich, que definiu o número em um livro de 1868. Pesquisas mais recentes notaram uma diminuição desse dado, ficando, atualmente, em 36,6 °C.

Quando a temperatura corporal vai além disso, entramos em superaquecimento, o que causa efeitos bem desagradáveis no organismo. Pode ser o resultado de uma infecção ou de doenças, que, quando tratadas, costumam retornar o corpo à temperatura normal, eliminando também os sonhos estranhos.

Uma das causas-chave dos sonhos febris é a propensão de acordarmos no meio da noite quando estamos doentes: normalmente, os ciclos do sono vão alternando, passando por várias fases REM, que apagam as memórias do sonho anterior a cada turno. Despertando abruptamente, acabamos ficando com uma memória mais vívida do que estávamos sonhando, deixando a sensação bizarra de que estávamos vivendo os estranhos eventos do sono.

Outra causa é o estresse. Muitas pessoas relataram ter sonhos mais esquisitos durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo. De forma mais direta, o próprio superaquecimento também pode ter um papel importante nisso: ele atrapalha as funções cognitivas normais, tornando o trabalho do cérebro mais difícil. Ficará, em suma, mais complicado afastar coisas ruins da mente e dos sonhos.

O que fazer para acabar com sonhos febris?

Para acabar com as viagens noturnas desagradáveis, a solução mais prática é cortar o mal pela raiz, tratando a doença que acomete o corpo e faz com que a temperatura aumente — ou focando nas causas do estresse. Caso seja algo simples, como uma garganta inflamada ou uma gripe, basta tomar remédios e descansar. Já se você tiver febre e não consiga identificar as causas, a recomendação de sempre vale: procurar a ajuda de um médico.

Fonte: IFLScience

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade