O que é AWS? Apagão da nuvem da Amazon também é problema jurídico global
Falha massiva da plataforma da Amazon expõe o quanto nossa economia depende de contratos invisíveis — e de cláusulas que quase ninguém lê
Na segunda-feira (20), uma queda generalizada no Amazon Web Services (AWS) paralisou parte da internet — e não foi só um problema técnico. O apagão da principal nuvem corporativa do mundo levantou uma discussão que vai muito além dos data centers e códigos de servidor: até que ponto o colapso digital de uma empresa privada pode virar um problema jurídico global?
O que é AWS?
O AWS é o coração invisível da internet moderna. Ele abriga desde sistemas bancários até plataformas de streaming, passando por apps de transporte, e-commerce e até órgãos públicos. Como o nome deixa claro, faz parte do conglomerado de Jeff Bezos, que tem a Amazon como empresa mais conhecida. O AWS existe desde 2006, mas foi só em 2021 que o serviço passou a concorrência (Azure da Microsoft e GCP do Google) e se tornou líder de mercado.
Dessa forma, quando o AWS falha, o mundo tropeça junto. E, dessa vez, a instabilidade reacendeu o debate sobre governança de dados, compliance e responsabilidade contratual em um cenário onde cada segundo offline significa prejuízo — e risco legal. Afinal, não foram só dispositivos Echo com Alexa que ficaram mudos — no meu caso, até algumas lâmpadas de casa estão literalmente no escuro, como diversos sistemas muito mais importantes do que a minha sala.
A nuvem caiu
Segundo Alexander Coelho, especialista em Direito Digital e sócio do Godke Advogados, o incidente vai muito além de uma falha técnica. "Este não é apenas um problema operacional, é um estresse de ...
Matérias relacionadas
Começo do fim? Meta vai retirar versão para desktop de aplicativo de mensagens