O monstro da IA: datacenter é tão gigantesco que vai consumir cinco vezes mais energia do que um estado inteiro
Datacenter pode chegar a consumir 10 gigawatts, o dobro de energia que o estado consome anualmente
Você sabe o que é um datacenter? Conhecido como centro de processamento de dados, um datacenter abriga uma série de estruturas tecnológicas para o funcionamento de sistema de computação, sendo responsável por armazenar informações, processar dados e manter os sistemas digitais em funcionamento. O grande X da questão, contudo, é a enorme quantidade de energia elétrica que esses centros consomem para sua operação.
Um exemplo do consumo elevado de energia é o novo centro de dados de inteligência artifical que será construído no estado de Wyoming, nos EUA. Quando começar a funcionar, os computadores gastarão cerca de 1.8 Gigawatts, mas pode chegar a até 10 Gigawatts, cinco vezs o que o estado consome atualemtne. A construção gigantesca será erguida em Cheyenne, capital e maior cidade do estado, e levanta sérias questões sobre o uso de energia e as demandas necessárias para o seu funcionamento.
Cheyenne: a capital do poder computacional
Com clima frio e abundância energética barata, Cheyenne é uma cidade que abriga datacenters da Microsoft desde o ano de 2012. Em 2024, a Meta, uma das empresas mais valiosas do mundo, dona de plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp, também começou a construção de um datacenter na região avaliado em U$800 milhões, o equivalente a mais de 4 bilhões de reais. E agora, a empresa regional de infraestrutura energética Tallgrass, juntamente com a desenvolvedora de datacenter de inteligência artificial Crusoe, anunciaram a instalação de um imenso ...
Matérias relacionadas
Alguém cansou da lentidão do Windows 11, fuçou o código e achou o motivo
Windows 11 vai começar a mostrar propagandas aos usuários no menu Start