O Google Pixel é o celular perfeito para o narcotráfico? É o que diz um especialista
Criminosos instalam um sistema operacional alternativo que dificulta rastreamento
Os Google Pixel são os maiores representantes do Android, com a permissão da Samsung. Por isso, conquistam os usuários entusiastas do sistema operacional, também por serem sucessores dos extintos Nexus da empresa do buscador. Nós os recomendamos por sua ampla política de atualizações e seu aplicativo de câmera, entre outros motivos, mas eles também se apresentam como o dispositivo perfeito para outro tipo de usuário: aqueles que participam do crime organizado.
A frase, tão contundente quanto surpreendente, é de um responsável pelo combate ao tráfico de drogas dos Mossos d'Esquadra na Catalunha, em declaração ao site DiariAra. A razão pela qual esses celulares se popularizaram entre as organizações criminosas é, curiosamente, uma de suas maiores virtudes para os entusiastas do Android: sua liberdade. Uma liberdade que, combinada com a instalação de um sistema operacional alternativo, o transforma em uma ferramenta de comunicação quase infalível.
Quando um Google Pixel é usado para fins criminosos
Segundo a polícia da Catalunha e especialistas em cibersegurança ao DiariAra, o Google Pixel é um dos dispositivos preferidos pelo crime organizado por um motivo chave: permite "instalar livremente qualquer sistema operacional", conforme afirmou René Serral, especialista em cibersegurança do InLab FIB.
Esse sistema é uma ROM conhecida na cena Android: GrapheneOS. Esse é o software instalado pelas organizações criminosas, uma versão do Android focada na máxima privacidade que não ...
Matérias relacionadas
O Nothing Phone (3) mal foi anunciado e eu já quero dois
Android Auto 14.7 oficial: novidades e como baixar a versão estável mais recente
Se o seu celular parece um chocalho quando você o sacode, boas notícias: a câmera dele é das boas