Nunca tinha reparado que os cabos Ethernet têm cores diferentes; não é só para decoração: cada uma tem o seu próprio significado
A cor dos cabos Ethernet não é meramente estética, mas também não indica seu desempenho
Em 2025, o Wi-Fi estará praticamente em todos os lugares, mas eu sempre levo um cabo Ethernet e um hub na minha mochila do laptop porque, bem, nunca se sabe. Também tenho minha Smart TV conectada. Quais cabos Ethernet eu escolhi? Dois que eu já tinha: o amarelo é para usar em deslocamentos e o azul é para conectar à TV. Também já vi alguns cabos Ethernet rosa bem bonitos. Surpresa: os cabos Ethernet vêm em cores diferentes, e não é só por estética.
A ideia de que os cabos Ethernet são coloridos sem motivo aparente não é tão estranha; afinal, o mesmo acontece com as portas USB. E observe que estou falando da cor externa; não tem nada a ver com o código de cores dos fios trançados internos (que estão relacionados a parâmetros como conectividade e transmissão de sinal). Curiosamente, a cor dos cabos Ethernet não tem nada a ver com o seu desempenho.
Por que os cabos Ethernet vêm em cores diferentes?
Ao contrário do que você pode pensar, as diferentes cores dos cabos Ethernet não implicam características diferentes, como velocidade de transmissão, mas sim servem para melhor organização. Pode parecer trivial, mas se você tiver uma infraestrutura de tamanho considerável, por exemplo, em um data center ou escritório, essa diferença de cor ajuda a equipe técnica a identificar a função de cada cabo.
Na verdade, os cabos Ethernet, geralmente, seguem um sistema intuitivo de codificação por cores, semelhante a um semáforo. Por exemplo, o vermelho costuma ser designado para conexões críticas ...
Matérias relacionadas
Dispositivos Echo ficam até 31% mais baratos antes da Black Friday na Amazon