"Nunca houve acordo": de repente, Jensen Huang já não acredita que NVIDIA vá investir 100 bilhões de dólares na OpenAI
NVIDIA percebeu que depender demais da OpenAI pode ser perigoso OpenAI já havia percebido o mesmo
"Precisamos conversar. Não é você, sou eu. Nosso amor acabou." É exatamente isso que parece estar acontecendo entre a NVIDIA e a OpenAI, que há apenas quatro meses viviam um momento especial. A primeira empresa anunciou um investimento gigantesco de 100 bilhões de dólares na segunda, e tudo indicava que poderíamos ter um novo grande império tecnológico diante de nós. Era o casamento mais ambicioso da história da tecnologia, mas agora esse casamento está em crise.
"Nunca houve um acordo"
Em encontro com jornalistas em Taipei, Jensen Huang indicou que a NVIDIA "estará totalmente envolvida" na nova rodada de financiamento que a OpenAI está conduzindo. Ele garantiu que "investiremos muito dinheiro, provavelmente o maior investimento que já fizemos", mas quando questionado se esse investimento seria superior a 100 bilhões de dólares, ele respondeu: "Não, não, nada disso."
Além disso, como mostrado no vídeo do tweet incluído, ele esclareceu que "nunca dissemos que iríamos investir 100 bilhões de dólares numa única rodada" e enfatizou que "nunca houve um compromisso". "Fomos convidados a investir até 100 bilhões de dólares e estamos honrados", explicou, mas acrescentou que "analisaremos cada rodada de financiamento separadamente".
Nada de acordo vinculativo
Em setembro de 2025, a NVIDIA anunciou um "investimento estratégico" de até 100 bilhões de dólares na OpenAI. Foi mais um caso gigantesco de financiamento circular que aparentemente fortaleceu essas duas empresas e enfraqueceu as ...
Matérias relacionadas