Novo iOS identifica 'AirPods da Shopee' durante pareamento
Fones de ouvido Bluetooth inspirados no acessórios da Apple receberão alerta especial quando conectadas ao aparelho pela primeira vez
O novo iOS 16, disponível para instalação em modelos de iPhone compatíveis desde ontem, irá enviar alertas sobre pareamento entre dispositivos da marca com "AirPods não verificados" pelo sistema. A notificação será exibida assim que for feita a primeira conexão entre aparelhos.
A ideia é avisar o usuário sobre cópias falsas, incentivando a certificação de que o aparelho seja "genuíno", diz a Apple, em comunicado publicado na última segunda-feira, 12. O documento foi avistado pelo desenvolvedor Steve Moser.
Leia também
"Se você receber esse alerta ao tentar conectar os AirPods com o seu iPhone, iPad ou iPod Touch, verifique se seus fones de ouvido são genuínos", avisa a companhia. Em caso negativo, a Apple recomenda procurar o vendedor original dos fones.
Se assim preferir, o usuário pode seguir com o pareamento normalmente. Mas o iOS 16 avisa que algumas funções dos fones poderão não ser ativadas "como esperado", ainda que a Apple não defina quais são.
Desde que a Apple lançou os AirPods, em 2016, como primeiro produto de fones de ouvido sem fio para o iPhone, diversas cópias sugiram no mercado, imitando o design e funcionalidades do dispositivo.
Em redes sociais, é comum encontrar usuários brasileiros que afirmam ter comprado os "AirPods da Shopee", varejista de Cingapura que vende esses produtos a cerca de R$ 100, ante a cifra de R$ 1,4 mil encontrada no site da marca americana.