Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Negócios e TI

RIM apresenta novos BlackBerry Z10 e Q10 e assume o nome do aparelho

30 jan 2013 - 13h21
(atualizado às 21h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Chegaram os novos BlackBerry. A RIM, fabricante canadense dos smartphones da marca, quebrou nesta quarta-feira o jejum de 18 meses sem lançamentos para apresentar suas últimas apostas num mercado dominado pelo Android e pela Apple: os BlackBerry 10 Z10 e Q10. O foco da companhia para fazer frente ao iPhone é integrar a vida profissional e a particular dos usuários, em um modelo com acesso fácil a redes sociais. Além disso, a empresa mudou o nome, da sigla de Research In Motion (RIM), para BlackBerry.

CEO da RIM, agora BlackBerry, apresentou os modelos com a nova plataforma da empresa em Nova York
CEO da RIM, agora BlackBerry, apresentou os modelos com a nova plataforma da empresa em Nova York
Foto: AP

Infográfico: Batalha de smartphones: compare modelos e escolha o melhor

Infográfico: Veja qual o celular mais tóxico para o meio ambiente

No Z10, Twitter, Facebook e LinkedIn são integradas na função BlackBerry Hub, que permite receber, responder e criar mensagens. O Hub também inclui informações do cadastro de e-mails e do calendário do usuário, em uma só aplicação. "Tudo aqui está ao alcance do usuário com um toque do dedo", disse o CEO da empresa, Thorsten Heins.

Além disso, o BlackBerry Message (BBM), recurso de troca de mensagens popular entre os usuários do serviço agora pode fazer chamadas em vídeo e permite compartilhar a tela do smartphone com outros contatos.

Mais aproximado do concorrente da Apple, o modelo BlackBerry Z10 tem tela sensível ao toque sem teclado físico, 2 GB de RAM (dobro do iPhone 5), processador de 1,5 GHz, na média dos últimos lançamentos, tela de 4,2 polegadas, câmeras de 2MP e 8MP, memória interna de 16 GB e possibilidade de expansão por MicroSD.

Também foi lançado o BlackBerry Q 10, com teclado físico, para os "fãs dos botões", salientou Heins.

São mais de 70 mil aplicativos disponíveis na plataforma. No novo sistema, a RIM também conta com parceiros nos segmentos de música e vídeo, incluindo desde Walt Disney Studios e Sony Pictures até Universal Music Group e Warner Music Group, numa tentativa de atrair o público consumidor.

A empresa não anunciou disponibilidade, mas segundo o Wall Street Journal, o Z10 chega aos Estados Unidos no meio de março. O site Engadget diz que o modelo custa US$ 200 com subsídio da operadora.

Nova marca para novos tempos

No evento, a RIM abandonou sua marca e anunciou que se chamará apenas BlackBerry. Ou seja, o nome do produto virou o nome da empresa. A virada de página inclui até o nome na bolsa, que agora será BBRY. Os tempos não tem sido fáceis. Segundo dados da consultoria Gartner, até o último trimestre de 2012, a RIM tinha 5,3% do mercado de smartphones, caindo de 11% obtidos no mesmo período do ano anterios. ou seja, a empresa perdeu mais da mertade da sua participação, enquanto o líder, Android, passou de 52,5% de participação (2011) para 72,4% no terceiro trimestre do ano passado.

Diante desse cenário, a RIM está apostando sua sobrevivência no muitas vezes adiado BlackBerry 10, esperando conquistar seu retorno em uma indústria atualmente dominada pelo iPhone, da Apple, e pelo Galaxy, da Samsung. O momento pode ser perfeito. O novo celular chega às prateleiras ao mesmo tempo em que o memorável desempenho do iPhone dá sinais de desaceleração.

"Eu realmente acredito que o mercado de consumidores como um todo está pronto para algo novo", disse o chefe de mobilidade da Strategy Analytics, uma empresa de consultoria industrial, Kevin Burden. "Eu tenho de acreditar que há algum nível de fadiga de usuários que afeta a longevidade de algumas dessas plataformas", acrescentou, referindo-se ao Android, do Google, e ao iOS, da Apple, que existem há mais de cinco anos. "A RIM provavelmente está agindo no momento certo".

A ação da RIM acumula queda de cerca de 90% em relação ao pico em 2008 perto de US$ 150 por papel, e a companhia ainda tem uma dura luta adiante. Investidores podem levar algum tempo para determinar se a grande aposta da RIM em uma tecnologia não testada foi bem-sucedida.

Reconhecendo que é crucial conquistar de volta clientes norte-americanos, a RIM realizou seu principal lançamento do BlackBerry 10 em Nova York, embora haja eventos simultâneos em seis cidades no mundo (Toronto, Londres, Paris, Dubai, Johanesburgo, Jacarta e Deli).

Com informações da agência Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade