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Desistentes do Twitter podem atrapalhar IPO da companhia

21 out 2013 - 13h32
(atualizado às 14h46)
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Twitter deve fazer oferta inicial de ações (IPO, em inglês) em novembro
Foto: Kacper Pempel / Reuters

O professor aposentado Donald Hovasse entrou no Twitter há cerca de um ano, a pedido de sua filha. Ele perdeu o interesse depois de tentar usar o serviço por algumas vezes e encontrar muitas celebridades, mas poucos amigos na rede social.

"Eu realmente não entendi qual era o ponto", disse o morador de Las Vegas. "A maioria eram pessoas nas quais eu não estava interessado em ouvir". Mas ele disse que entra no Facebook todos os dias para verificar o que seus amigos estão fazendo.

A experiência de Hovasse sublinha um risco para os investidores à medida que o Twitter caminha para a mais esperada oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos no ano, com a expectativa de começar a ter os papéis negociados na Bolsa de Nova York em meados de novembro.

Segundo pesquisa da Reuters/Ipsos, 36% de 1.067 pessoas que entraram Twitter disseram não usar o serviço, e 7% disseram ter fechado a sua conta. Em comparação, apenas 7% de 2.449 membros do Facebook não relataram o uso da rede social, e 5% disseram ter encerrado sua conta.

Pessoas que desistiram do Twitter citaram uma variedade de razões, desde a falta de amigos no serviço à dificuldade em entender como usá-lo. O Twitter se recusou a comentar o assunto dizendo que está em período de silêncio antes de seu IPO.

A taxa de perda do Twitter destaca um desafio que tem perseguido o site de mensagens online ao longo dos anos: apesar de ter conseguido atrair muitos usuários ávidos e de alto perfil, do Papa ao presidente Barack Obama, o Twitter ainda tem que se tornar verdadeiramente popular como o Facebook.

Convencer as pessoas comuns a ver o Twitter como uma parte indispensável da vida é fundamental para a capacidade da empresa de atrair anunciantes e gerar lucro.

O Twitter informou que tinha 232 milhões de usuários "ativos" - pessoas que acessam o serviço pelo menos uma vez por mês - no final de setembro, um aumento de 6,1 por cento sobre o final de junho. O crescimento trimestre a trimestre dos usuários ativos da empresa não superou 11% desde junho de 2012.

A receita da Twitter no terceiro trimestre mais do que dobrou em relação ao ano anterior, para 168,6 milhões de dólares, enquanto seu prejuízo líquido triplicou para US$ 64,6 milhões. Analistas esperam que o Facebook, que deve divulgar seus resultados no final deste mês, apresente uma receita trimestral de US$ 1,9 bilhão.

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