Chinesa ZTE quer 3º lugar entre fabricantes de celular
A chinesa ZTE, sexta maior fabricante mundial de aparelhos celulares, espera crescimento saudável em 2009 apesar do mercado turbulento, disse um dos seus executivos à agência Reuters.
» Acer espera faturar 10% com celulares até 2012
» Fabricantes de PCs se arriscam ao apostar em smartphones
» Demanda por celular continua forte apesar da crise, diz ONU
» Maior evento de telefonia apresenta celular com painel solar
"Esperamos que nossas vendas em volume mostrem crescimento saudável", disse He Shiyou, chefe da divisão de celulares da ZTE, em uma entrevista durante o Mobile World Congress, em Barcelona.
"Queremos nos tornar um dos três principais fornecedores de celular em cinco anos", afirmou. Ele disse, entretanto, que o ritmo de crescimento está mais lento este ano que em 2008, quando a empresa vendeu 45 milhões de celulares, 40% a mais que no ano anterior.
"Temos visto um crescimento menor nos dois primeiros meses deste ano em relação ao ano passado", disse o executivo.
Analistas e a indústria esperam que o mercado de celulares viva um dos seus piores anos em 2009, com as vendas em volume encolhendo 10% ou mais.
A ZTE espera elevar suas vendas de celulares este ano através das novas redes de terceira geração que a China terá e também com o aumento de sua participação de mercado, que ainda é relativamente baixa na Europa e na América do Norte, disse ele.
A ZTE vende telefones principalmente através das próprias operadoras, que colocam sua própria marca nos modelos.
A empresa concorre com rivais de grande porte como a Nokia, Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson, mas espera estar entre as primeiras do grupo em breve.
Atualmente, a terceira do mercado é a sul-coreana LG, que vendeu 100,7 milhões de celulares no ano passado.