PUBLICIDADE

Nasa registra galáxia que seria tão antiga quanto universo

16 jan 2018 - 16h54
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários
A galáxia SPT0615-JD (Reprodução: NASA)
A galáxia SPT0615-JD (Reprodução: NASA)
Foto: Canaltech

Galáxias muito distantes costumam ser capturadas em imagens como pequenos pontos avermelhados. Esses aglomerados espaciais ficam a uma distância tão grande da Terra que mesmo os telescópios mais potentes da atualidade são incapazes de identificá-los com exatidão, diferenciando-os de outras estrelas e objetos. Mas o Hubble, da Nasa, conseguiu registrar uma imagem rara e com definição razoável da galáxia mais distante e antiga conhecida pela humanidade, que pode ser tão antiga quanto o próprio universo.

A galáxia chamada SPT0615-JD aparece na fotografia um tanto quanto distorcida, e isso acontece por conta do efeito chamado de "lente gravitacional", quando objetos extremamente distantes têm sua imagem distorcida aos nossos olhos devido a uma distorção no espaço-tempo causada por objetos de grande massa posicionados entre a galáxia em questão e o observador.

De acordo com a agência espacial, o atual registro dessa galáxia, revelando uma quantidade grande de detalhes, foi possível justamente graças ao campo gravitacional gerado por um conjunto de galáxias chamado SPT-CL J0615-5746, que fica entre a Terra e a luz distorcida da galáxia fotografada. Então, o efeito das lentes gravitacionais permitiu que sua imagem fosse capturada.

"O campo gravitacional desse conjunto de galáxias não somente amplificou a luz da galáxia de fundo, como também manchou a imagem dela em um arco. A análise de imagem mostra que a galáxia pesa em mais de 3 bilhões de massas solares, tendo menos de 2.500 anos-luz de tamanho", explicou a Nasa. Ainda segundo a agência, "o objeto é considerado prototípico de galáxias jovens que emergiram durante a época pouco depois do Big Bang".

Estima-se que a galáxia SPT0615-JD tenha mais de 13 bilhões de anos de idade, sendo que o Universo deve ter algo entre 13 e 14 bilhões de anos. Sendo assim, esta galáxia realmente pode ser uma das primeiras criadas em toda a história do universo.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade