Muito cansado enquanto dirige? Esses óculos pretendem resolver os seus problemas
A função dos óculos regular, de forma inteligente, a quantidade de luz que chega até os olhos da pessoa que está ao volante
Existem diversos mecanismos para identificar o cansaço de alguém enquanto dirige. Mas agora, a Ford quer oferecer uma solução para isso: um óculos capaz de não apenas detectar a fadiga, mas reverter o sono do motorista e neutralizar seu cansaço.
A função dos óculos é muito simples: apenas regular, de forma inteligente, a quantidade de luz que chega até os olhos da pessoa que está ao volante. Essa funcionalidade, de acordo com a empresa, faz com que o nível de cansaço seja reduzido imediatamente.
O dispositivo deve ser usado dentro e fora do carro e a tecnologia se vale de sensores que identificam onde o motorista está. Assim, quando ele sai do veículo para um lugar mais iluminado, por exemplo, as lentes dos óculos fazem com que a luz seja compensada para um grau considerado ideal, por meio de um sistema de iluminação embutida no acessório.
De forma resumida: os óculos de vidro leve calculariam a quantidade de luz disponível e, em seguida, garantiriam a entrada de uma porcentagem ideal dela.
Já quando ele entra no veículo, os óculos são automaticamente desligados para conservar vida útil e não afetar a segurança rodoviária. Daí em diante, a tecnologia permite o ajuste com a iluminação ambiente instalada na cabine.
A mudança será especialmente eficaz para aqueles que saem para dirigir ainda de madrugada a caminho do trabalho, segundo a Ford. Embora seja uma funcionalidade promissora, talvez nem todos estejam dispostos a ficarem utilizando os óculos por várias horas seguidas.
A empresa afirma ainda precisa otimizar a tecnologia, em fase de patente, portanto ainda não há garantia nem prazos sobre se ou quando a novidade estará disponível.