Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mistério: "granadas de pedra" são encontradas na Grande Muralha da China

Arqueólogos acreditam que o local era um depósito estratégico de armamentos ao longo da construção

25 out 2023 - 17h39
(atualizado em 25/10/2023 às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários
grande muralha da china
grande muralha da china
Foto: Max van den Oetelaar/Unsplash

Arqueólogos desenterraram 59 antigas "granadas de pedra" nas ruínas de um edifício ao oeste de Badaling, um dos trechos mais conhecidos da Grande Muralha da China. A descoberta foi divulgada na segunda-feira (16) pela agência de notícias Xinhua.

Acredita-se que o local era um depósito estratégico de armamentos ao longo da construção.

"Esta é a primeira vez que um depósito de armas desse tipo foi encontrado ao longo da Grande Muralha, o que desafia nossas percepções anteriores", disse à Xinhua o arqueólogo Shang Heng.

As pedras aparentemente comuns têm um furo redondo no centro e uma cavidade para se preencher com pólvora. Depois de prontas, elas poderiam ser seladas e lançadas, atingindo o inimigo e causando explosões. 

Pesquisadores já haviam encontrado anteriormente mais de 400 granadas de pedra semelhantes, uma versão mais primitiva. A hipótese mais forte é que sejam armamentos comuns para os guardas da Grande Muralha durante a Dinastia Ming, que foi de 1368 a 1644.

Pra quem não viu: Zoo da China garante que animal em pé é urso de verdade Pra quem não viu: Zoo da China garante que animal em pé é urso de verdade

Além das granadas, foram encontrados poços utensílios como panelas, pratos, tigelas, tesouras e pás, revelando aspectos da vida cotidiana dos guardas de fronteira. Outras instalações de defesa, incluindo um forte de pedra, também foram descobertas durante a escavação.

A Grande Muralha é composta por muitas paredes interconectadas, algumas com mais de 2.000 anos de idade. As seções existentes têm um comprimento total de mais de 21.000 km.

De 2000 a 2022, mais de 110 projetos de proteção da Grande Muralha foram realizados em Pequim, incluindo reparos, renovações e pesquisas, segundo a Xinhua.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade