PUBLICIDADE

Microsoft vai usar Minecraft para ensinar jovens nos cuidados dos próprios dados

No Dia da Internet Segura, Microsoft anuncia mundo especial no game Minecraft, medidas de controle parental e moderação de chats entre usuários

6 fev 2023 - 16h01
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft está lançando neste Dia da Internet Segura um mundo especial no game Minecraft para ensinar crianças e jovens a cuidar dos próprios dados pessoais. A experiência interativa traz desafios que informam sobre a utilização de informações pessoais e seu armazenamento por serviços online, além de ajudar os jogadores a entenderem os riscos de entregar tais elementos a terceiros desconhecidos.

A experiência, chamada Privacy Prodigy (Prodígio da Privacidade, em inglês) será gratuita e estará disponível tanto na biblioteca do Minecraft Education, uma versão do game voltada para uso escolar e educacional, quanto no título tradicional para PC, celulares e vídeo games. O foco está na faixa etária dos 7 a 18 anos, com convite a pais e professores para que participem dessa jornada com os filhos e alunos.

No game, os usuários serão levados por diferentes fases e desafios que explicam os graus de sensibilidade de cada tipo de dado pessoal, assim como a maneira como são usados por plataformas e serviços online. Ao longo de Minecraft Privacy Prodigy, os jogadores também aprenderão estratégias para proteger as informações, em que contextos elas podem ou não ser passadas a terceiros, como evitar problemas com vazamentos e minimizar danos após a exposição.

Foto: Mojang Studios/Microsoft / Canaltech

O objetivo, aponta a Microsoft, é investir no aprendizado sobre melhores práticas de segurança desde a juventude, criando indivíduos com melhor poder de escolha e que possam tomar decisões acertadas sobre o uso de dados. O lançamento também é parte de uma iniciativa que começou no Dia da Internet Segura do ano passado, quanto Minecraft recebeu a experiência Home Sweet Hmm, focada em questões de privacidade e melhores práticas online.

Inteligência artificial ajuda a moderar chats em games

Como parte da data lembrada neste 7 de fevereiro, a Microsoft também evidencia seus sistemas de moderação de bate-papos, de forma a evitar toxicidade e abusos contra os jogadores das plataformas Xbox. A empresa utiliza sistemas de inteligência artificial e reconhecimento de contexto para analisar 18 bilhões de interações anuais entre os usuários.

Não se trata, apenas, de reconhecer palavras ofensivas ou termos agressivos, mas também de contextos regionais em diferentes idiomas, como gírias ou memes. Isso acontece através de uma plataforma chamada Community Sift, que conta com sistemas de IA e um time de moderadores e especialistas de mais de 20 idiomas, que analisam o discurso e ajudam na criação de um ambiente online mais seguro.

Parte desse cuidado, também, pode ser realizado pelos próprios pais. A Microsoft lembra a todos sobre o uso de ferramentas de controle parental, que permitem acompanhar os games jogados pelos filhos, suas interações por meio de chats e conversas de voz e compras realizadas, assim como estabelecer faixas etárias para consumo de conteúdo e filtros relacionados à privacidade.

Tais elementos estão disponíveis tanto nos PCs e consoles Xbox quanto por meio de aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android. Por meio das soluções, também é possível controlar o tempo de uso, analisar solicitações de amizade e outros parâmetros de qualquer lugar, com acesso completo às ferramentas de controle parentais.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade