Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Mexicano decidiu expandir sua fazenda em Tecacahuaco, mas, em vez disso, encontrou uma nova joia arqueológica nacional

29 ago 2025 - 09h18
(atualizado em 29/8/2025 às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

No México, não importa onde você esteja, é bem provável que encontre algum vestígio escondido. Os canais de Tlatelolco na Cidade do México, a "entrada para o submundo" em Oaxaca, o interior do Castelo de Kukulcán ou mesmo os mais de 50 mil objetos descobertos durante a construção do Trem Maia são apenas alguns exemplos da riqueza arqueológica do país.

Este é o caso de um morador de Tecacahuaco, Hidalgo. Com a simples ideia de expandir sua fazenda, ele se deparou com uma descoberta significativa que chamou a atenção do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH). O que lhe pareceu uma estrutura um tanto estranha revelou-se uma construção pré-hispânica.

Localizada na região de Huasteca, em Hidalgo, a cidade tem pouco mais de 1,2 mil habitantes. Foi nessa comunidade que foram descobertos vestígios de uma base circular. Segundo um relatório do instituto, foram realizadas três visitas ao local para verificar e certificar tal descoberta.

Segundo Osvaldo José Sterpone, diretor do INAH em Hidalgo, a estrutura parece ter tido uma vida útil com elementos que apontam para o período Pós-clássico Mesoamericano, entre os anos 900 e 1521. Embora sua origem não seja totalmente clara, acredita-se que pode ter sido apenas a base de uma construção maior.

Com um diâmetro estimado de 15 metros na base e cerca de três metros e meio de altura, a obra foi construída com barro, areia e cal polida. Como explica Sterpone, algumas características da construção se destacam, como uma escadaria...

Veja mais

Matérias relacionadas

Dizimou a Europa há 600 anos e ainda está entre nós: novo caso de peste negra é registrado nos EUA, mas os riscos de hoje são bem diferentes

O noivado de Taylor Swift tem um grande beneficiário: uma indústria de diamantes em meio a uma crise existencial.

Universitário testa IA para viagem no tempo e encontra registro real de 1834

O programador que sabotava o próprio trabalho na Siemens para ser chamado de novo para consertar

Pensávamos que a rede de satélites Guowang seria a "Starlink chinesa": agora tudo indica uma ambição diferente

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade