Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

iOS 26: Veja recursos que você deve ativar no seu iPhone

Proteção contra roubo, senhas e filtragem de chamadas são destaques da atualização

6 out 2025 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

O iOS 26, novo sistema operacional da Apple, chegou em setembro oferecendo ferramentas para reforçar a segurança e a privacidade dos usuários em iPhones. Entre os recursos estão o bloqueio e ocultação de apps, proteção contra roubo, gerenciamento de senhas e filtragem automática de chamadas. A Apple afirma que todos os dados permanecem privados e que muitas funções operam exclusivamente no dispositivo.

Com a atualização, é possível bloquear ou ocultar aplicativos individuais para limitar o acesso de terceiros, além de configurar proteções avançadas caso o aparelho seja perdido ou roubado.

Veja como ativar recursos de segurança e privacidade do iOS 26 para proteger dados e dispositivos Apple
Veja como ativar recursos de segurança e privacidade do iOS 26 para proteger dados e dispositivos Apple
Foto: Divulgação/Apple / Estadão

O aplicativo Senhas centraliza credenciais, facilita a criação de senhas fortes, oferece histórico de senhas e códigos de verificação automáticos para autenticação em dois fatores.

Veja a seguir recursos da Apple para ativar no seu iPhone.

Bloqueio e ocultação de apps

O iOS 26 permite bloquear apps usando Touch ID, Face ID ou código, impedindo que terceiros acessem conteúdos confidenciais. Apps bloqueados não aparecem em pré-visualizações de notificações, no CarPlay ou no histórico de chamadas.

Também é possível ocultar aplicativos baixados da App Store, que passam a integrar uma pasta de apps ocultos, enquanto alguns apps nativos, como Câmera e Mapas, não podem ser ocultados.

Para bloquear um app, basta manter o ícone pressionado, acessar o menu Opções e ativar a exigência de autenticação; o desbloqueio segue o processo inverso.

Apps ocultos podem ser acessados na Biblioteca de apps, que fica na última tela do iPhone: basta arrastar todas as páginas da tela de início para a direita até chegar à biblioteca. Dentro dela, os apps ocultos aparecem na pasta Ocultos e só podem ser abertos mediante autenticação. Para revelar um app, o usuário apenas desativa a exigência de Touch ID ou Face ID.

O recurso é exclusivo para cada dispositivo e não sincroniza com o iCloud, garantindo que a privacidade seja preservada mesmo quando o aparelho é compartilhado temporariamente.

Proteção contra roubo e 'Bloqueio de ativação'

O Bloqueio de Ativação impede que terceiros usem um iPhone ou iPad perdido ou roubado. Ele é ativado automaticamente ao configurar o Buscar, serviço da Apple que localiza dispositivos, e mantém a proteção mesmo se partes do aparelho forem substituídas.

A Proteção contra dispositivo roubado oferece uma camada extra de segurança quando o aparelho está fora de locais confiáveis, como casa ou trabalho. Mesmo que o ladrão saiba o código do dispositivo, não consegue alterar a senha da Apple ou o código sem Face ID ou Touch ID.

Para ativar, vá em Ajustes > Privacidade e segurança > Proteção contra dispositivo roubado. Se o dispositivo for perdido ou roubado, é possível marcar como perdido em iCloud.com/find, bloqueando-o e suspendendo o Apple Pay (sistema de pagamentos digitais da Apple).

Além disso, é recomendado notificar autoridades e a operadora do celular. Caso o aparelho não seja recuperado, ele pode ser apagado remotamente. Mas é importante não removê-lo do Buscar, para que o Bloqueio de ativação continue ativo.

O AppleCare+ com Roubo e perda é um serviço adicional que, se contratado, permite substituir o dispositivo perdido ou roubado sem perder a proteção do Bloqueio de ativação.

Senhas e gerenciamento de credenciais

O aplicativo Senhas centraliza contas, senhas de Wi-Fi e códigos de verificação, sincronizados com iCloud Keychain (recurso da Apple que armazena e sincroniza senhas) e protegidos com criptografia de ponta a ponta. A novidade do iOS 26 é o histórico de senhas, permitindo recuperar credenciais antigas.

O app sugere senhas fortes automaticamente e alerta sobre vulnerabilidades, como reutilização ou vazamentos conhecidos. Também é possível compartilhar credenciais com familiares ou contatos confiáveis, inclusive via AirDrop.

Códigos de verificação automáticos podem ser gerados e armazenados no dispositivo, dispensando SMS ou apps de autenticação adicionais. A função facilita a segurança em autenticação de dois fatores.

Usuários podem ativar o preenchimento automático de senhas e chaves de acesso, garantindo logins rápidos e seguros em apps e sites. O iCloud Keychain mantém as informações atualizadas em todos os dispositivos Apple aprovados.

Fim das ligações de telemarketing e golpes telefônicos

O iOS 26 também inclui o recurso Filtragem de chamadas, que ajuda o usuário a economizar tempo ao atender ligações. Ele analisa automaticamente chamadas de números desconhecidos, funcionando em segundo plano sem incomodar o usuário.

Quando o chamador informa seu nome e o motivo da ligação, o telefone alerta o usuário, que pode escolher atender ou ignorar. Todo o processamento ocorre no dispositivo, garantindo privacidade.

O recurso é baseado no Live Voicemail, que já transcreve mensagens de voz em tempo real. Com o Filtragem de chamadas, o iPhone identifica rapidamente a relevância da chamada antes mesmo de tocar.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade