No dia em que a WWW completa 20 anos, o Cern (sigla em inglês da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), centro que criou a estrutura da World Wide Web, lançou um projeto para recriar o primeiro site da rede. A ideia é preservar o hardware e o software originais usados no nascimento da web. As informações são da BBC.
De acordo com Dan Noyes, gerente de comunicação do Cern, recriar a primeira página de internet do mundo vai permitir às futuras gerações explorar, examinar e pensar sobre como a web está mudando a vida contemporânea. A URL já está no ar, e o projeto segue agora em tentar recuperar os equipamentos da época.
"Quero que meus filhos consigam entender o significado desse ponto no tempo: a web já tão ubíqua - tão, bem, normal - que se corre o risco de não ver o quanto mudou fundamentalmente", afirmou à emissora britânica. "Estamos em um momento único em que ainda conseguimos 'religar' para o primeiro servidor da web e experimentá-lo. Queremos documentar e preservar isso", continua.
A expectativa é que a restauração da primeira página da web sirva de lembrete dos e inspiração para os valores fundamentais da rede. Na base da web original está a tecnologia para descentralizar controle e tornar o acesso a informação livremente disponíveis a todos.
"Você pode ter pensado que o primeiro navegador era bem primitivo, mas ele não era. Ele tinha capacidades gráficas. Você podia editar diretamente nele. Era uma coisa maravilhosa. Era algo muito sofisticado", afirma à BBC James Gillies, chefe de comunicação da Cern hoje e que, na época da criação da internet, era um pesquisador iniciante.
Gillies compartilha da ideia de Noyes de que a recriação do primeiro site da web, em um servidor de 20 anos de idade, carregam as ideias originais de universidade e acesso universal desenvolvidas por (Tim) Berners-Lee e compartilhada por entusiastas da época, que acreditavam que a tecnologia ia fazer o mundo um lugar mais igualitário e justo.
Um exemplo dessa abertura é que os usuários podiam editar as páginas que viam diretamente no navegador - algo que atualmente não é mais possível. "Os browsers atuais oferecem experiências maravilhosas, mas quando voltamos (no tempo) e olhamos para os primeiros navegadores, acredito que perdemos algumas das funções que Tim Berners-Lee tinha em mente", opina Noyes.
A WWW foi concebida por Tim Berners-Lee, enquanto trabalhava no Cern, em 1989. O sistema de informação que criava a rede pertencia ao centro de pesquisas, e foi criado para permitir a troca de informações entre físicos ao redor do Implicava em hipertextos e URLs - endereços mais fáceis de lembrar do que os números de IP que correspondem aos locais únicos nos servidores. A codificação dos servidores for tornada pública e gratuita em 30 de abril de 1993, e permitiu que o padrão da internet fosse livre da propriedade de grandes companhias.
O primeiro site, pois, foi sobre o projeto WWW em si, com descrições de como funcionava o sistema, como configurar o próprio servidor e como acessar documentos em máquinas remotas através da internet.
Site imagina Twitter, Google e Facebook dos anos 1980
Humorista recria sites e aplicativos famosos de hojeem vídeos que simulam DOS, imagens pixeladas e comandos de teclado
Foto: squirrel-monkey.com / Reprodução
Pixels à mostra também na versão oitentista do Twitter, que na página inicial apresenta as instruções de navegação via teclado, com os comandos F1, F2 e outros
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Tela de login traz o nome de Kinna McInroe como usuária e os campos para preenchimento vão tendo pontos substituídos por caracteres
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Timeline do Twitter seria diferenciado por cores, e fonte usada seria a Fixedsys, ainda hoje usada como padrão para o Bloco de Notas
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Na tela em que o usuário escreve o tweet, é possível observar que além de imaginar o microblog trinta anos atrás, humorista se deu ao trabalho de criar Trending Topics que condizem com o período
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O Google, ponto de partida da navegação de muitos usuários, também traz notícias cômicas (e inventadas) da época, além de uma logo desenhada com caracteres
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Já com opção de pesquisa "estou com sorte", buscador funciona com comandos típicos do DOS, em que em vez de clicar com o mouse era necessário digitar uma letra correspondendo à opção desejada - neste caso, "S" para busca e "L" para "estou com sorte"
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Resultados de buscas do Google imaginado em 1985 não trazem links, apenas números de telefone. Detalhe para a atenção na construção dos resultados - a busca por "cool stuff" mostra resultados com "stuff cool" - e para o humor na seleção dos itens listados
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Pulando uma década para frente, já nos anos 1990, o Squirrel-Monkey também apresenta o Facebook. Já há Windows, e o browser usado para navegar na rede social é o Netscape, lançado em 1994
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Tela mostra mensagem publicada no mural - ainda com a fonte Fixedsys -, e uma foto de perfil com imagem ainda pixelada, embora com melhor qualidade do que os jogos imaginados na década de 1980
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Atriz Kinna McInroe faz a locução do vídeo apresentando o Facebook e suas funcionalidades, como o botão "Curtir" (like, em inglês) e a opção de adicionar amigos. Sem perder o bom humor, ela comenta "você pode 'curtir' posts mesmo se não curtir, e pode pedir para ser 'amigo' mesmo para pessoas de quem não é amigo"
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Outro destaque da locução é para a possibilidade de saber o status de relacionamento de um membro da rede social. O exemplo dado é o "é complicado" - e esse não é uma piada
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Perto do fim do vídeo, os humoristas mostram a atualização do Facebook para o perfil Timeline - note-se que o convite para usar o novo layout oferece ao usuário dois botões, com a opção "sim" em ambos
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Perfil Timeline é exibido com cor extravagante e traz botões desorganizados no topo, além de uma simulação de linha do tempo abaixo da foto, no lado esquerdo
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Jo Luijten, editor do Squirrel-Monkey, imaginou como seria o game Angry Birds em gráfico de 8 bits. O "jogo" data de 1982, antes da data de lançamento do Super Mario Bros.
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Os pássaros furiosos, na interface de três décadas atrás, parece apenas um quadrado vermelho, e os porcos famintos aparecem pixelados como as imagens das telas da época
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Em vez de gráficos sofisticados, quando o pássaro atinge o alvo, torre em que está o porco pisca, indicando o resultado da ação
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Aplicativo e game DrawSomething também ganha versão da década de 1980, com gráfico igualmente pixelado
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Na escolha do jogador, game pede que seja inserido um disquete com os desenhos
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Ferramenta de desenho lembra as primeiras versões do que hoje seria o Paint Brush, com opções de espessura do pincel. Reposta leva "_", referência à impossibilidade de usar espaços em nomes de arquivos e outras nomenclaturas dos antigos sistemas operacionais
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Tela de cumprimento quando o jogador acerta o desenho encerra o vídeo da versão de gráfico de 8 bits do aplicativo