Icann atribui domínio .post a União Postal Universal
A Corporação da Internet para Atribução de Nomes e Números (Icann, em inglês) e a União Postal Universal (UPU) assinaram nesta sexta-feira um contrato pelo qual a segunda ganha a gestão do domínio de primeiro nível .post.
» Aprovado uso de caracteres não-romanos em endereços da web
» Organização propõe a criação do domínio .gay na web
O acordo foi assinado hoje na sede das Nações Unidas em Genebra pelo diretor-geral da Icann, a máxima autoridade mundial em atribuição de domínios, Rod Beckstrom, e o diretor-geral da UPU, Edouard Dayan.
A UPU se transforma, assim, na primeira agência da ONU a obter um domínio com o setor mundial que representa. "É um momento histórico. As duas organizações trabalhavam há anos para chegar a isso", disse Beckstrom, em entrevista coletiva.
Dayan também considerou que é um passo histórico que "mostra como o setor postal muda rapidamente". "Com o domínio .post, os serviços postais explorarão novos horizontes", acrescentou, e lembrou que vários serviços postais já propõem com sucesso um leque de produtos e serviços eletrônicos que respondem às novas necessidades em comunicação de seus clientes", disse o responsável da UPU.
Como plataforma de desenvolvimento dos serviços postais, o domínio .post terá diferentes aplicações para divulgar a marca postal e favorecer o comércio postal na internet. Assim, as mensagens ou os endereços com o domínio .post garantirão que os serviços postais provêm de um prestador reconhecido.
O domínio também servirá para desenvolver o comércio eletrônico e para facilitar o comércio internacional, pois permitirá às pequenas empresas propor mais facilmente seus serviços.
Como guardiã do domínio .post, a UPU elaborará, aplicará e controlará as regras de funcionamento e administrará a atribuição dos nomes do domínio, que serão concedidos aos membros do setor postal, respeitando certos critérios de admissão.