Baixe aplicativos para o Twitter no PC e celular
Quem nunca ouviu falar do Twitter? Uma mistura de blog com IM com rede de relacionamentos (ou seja, blog + orkut + MSN), o Twitter vem aumentando a sua participação no Brasil. Mundo afora, ele ficou muito famoso por ser uma das ferramentas de Barack Obama na sua campanha à presidência. O sistema é simples: basta ir em Twitter.com, fazer um cadastro e postar mensagens de até 140 caracteres que todos podem ver. Porém, o macete é que você pode adicionar pessoas para seguir e ser seguido por pessoas. O que isso significa? Que você vai receber, como se fosse um blog só, as mensagens de todas as pessoas que você está seguindo. E, claro, as pessoas que te seguem vão ler suas mensagens junto a outras.
» Veja telas e links dos programas
» Veja mais programas para baixar no Ultradownloads
O Twitter está virando moda no Brasil, e anda cada vez mais movimentado. Vamos sugerir aqui alguns aplicativos para o celular e para desktop. O Ultradownloads (ainda) não tem cadastro de outras plataformas além do Windows, mas como o dinamismo do Twitter combina perfeitamente com a mobilidade do celular, a gente não poderia deixá-los de fora. Além do mais, esses programas se tornam praticamente essenciais a qualquer um que queira realmente usar o Twitter.
Antes de começar, um detalhe importante: verifique o custo do envio de dados com a sua operadora, principalmente se você não tem um plano de dados EDGE ou GPRS. Estes programas, geralmente, geram pouco tráfego de dados, porém, sem um pacote de dados, mesmo este tráfego pequeno pode resultar em contas bem altas. O custo final depende do programa, do seu uso (receber muito gasta mais que enviar pouco) e dos preços praticados pela sua operadora.
Java ME (a maioria dos celulares):
Se você não tem um smartphone, mas seu celular tem tela colorida, provavelmente ele roda programas em Java (ainda que você não saiba). Como é o caso da maioria das pessoas no Brasil, aí vão 3 aplicações legais para essas pessoas:
Fring Este programa é, na verdade, multifunção. Ele permite acompanhar os seus amigos e postar no twitter, mas também serve para MSN, ICQ e até mesmo Skype (somente texto, sem voz). Conta com uma interface muito boa e tem versões mais elaboradas para os celulares mais poderosos. Para baixar, é preciso cadastrar um email. Baixe o Fring aqui.
jTwitter Mais um programa simples e bem direto para enviar e ler os twits. A facilidade deste é que você não precisa ter o cabo do celular ou bluetooth para instalar: basta ir no site www.jtwitter.com/wap usando o navegador Wap do seu celular.
TinyTwitter O mais poderoso dos programas de twitter em Java, este programa adicionar muitas opções: é possível receber no celular mensagem de somente alguns amigos, sem deixar de seguí-los pelos outros meios. Ou ainda, é possível receber somente respostas e mensagens diretas. A idéia destes recursos é ter no celular só o que interessa mais, e deixar o resto para mais tarde, no computador. Pode configurar os períodos atualizações e muitos outros recursos.
Smartphones:
Bem, o conceito de smartphone é bem controversa, mas eu gosto de definir como qualquer telefone que aceite instalar aplicativos além de Java. Isso porque tais telefones oferecem, geralmente, uma plataforma mais versátil e permite que os desenvolvedores criem aplicações mais ricas.
Esta lista não pretende esgotar os aplicativos (só no iPhone há dezenas), mas tentamos cobrir o maior número de plataformas possível:
MoTwit - (PalmOs) Quem tem um Centro ou um Treo (como o editor do UD), pode fazer uso do MoTwit. Ele não recebe os twits, mas é bem rápido e prático para enviar as mensagens, afinal, não há serviço de SMS no Brasil para Twitter. Gratuito.
TwitterBerry - (BlackBerry) Os viciados em crackberry podem agora aproveitar o confortável teclado do seu aparelho para twittar à vontade. Quer dizer, isso se eles não tem um Storm: neste caso, vocês podem ficar felizes com o fato deste programa ser totalmente compatível com a agradável telona do aparelho touchscreen da RIM (em vez de ficarem tristes de não ter teclado). Este é pago, como a maioria dos programas para a plataforma da RIM.
Twobile - (Windows Mobile) Se você tem um aparelho com Windows Mobile, como o recém lançado no Brasil Treo Pro ou algum smartphone da HTC, o Twobile é uma excelente pedida. Recebe e envia twits, acompanha respostas e faz todas as tarefas que se espera no Twitter. E é gratuito.
Fring - (s60) Uai, o Fring não era em Java? Bem, ele tem uma versão mais poderosa especial para vários telefones, e se você tem um Nokia n95, ou outro telefone com Symbian s60 (os smarts da Nokia de modo geral), o Fring é seu melhor companheiro. Na versão completa, ele tem direito, inclusive, a usar o Skype com voz - recomendado somente se você tiver um plano de dados ilimitado. Baixe o Fring aqui.
PocketTweets - (iPhone) Ok, existem centenas de aplicações do Twitter para o iPhone. Mas o PockeTweets é gratuito e muito fácil de usar. Na verdade, nem é uma aplicação, mas um site otimizado, que faz o serviço muito bem. Mas se você quer postar fotos, videos, mapas e outras coisas mais complicadas, o Twittelator, pago, é uma excelente opção.
Desktop:
O TweetDeck é o meu favorito. Ele separa automaticamente as mensagens direto para você das outras, tem filtros dinâmicos e posta fotos e links automaticamente, sem dor de cabeça. Ainda tem muitos recursos extra, de forma que fica do seu jeito - do mais simples ao mais cheio de recursos.
O Twhirl é muito famoso, e, com uma interface mais simples, ele também concentra todos os recursos mais importantes, de direcionamento de mensagem, post de imagens (e até vídeo) e filtragem. Ele fica residente na ¿bandeja¿,e, no final das contas, deixa tudo muito parecido com um MSN da vida.
Para rodar qualquer um destes dois programas, é preciso ter o Adobe Air, uma espécie de Flash que, em vez de rodar no navegador, roda direto no desktop. A instalação dele é rápida e o arquivo é pequeno. Baixe o Adobe Air aqui.
Spaz - Este é mais um programa para usar o Twitter baseado no Adobe Air. O diferencial dele é uma interface bem mais agradável do que esses programas em geral costumam ter, com direito a personalização usando skins que você pode baixar na internet.
Snitter - Este programa é provavelmente o oposto do Spaz. O Spaz é lindo, porém, às vezes engasga e é preciso tentar enviar o twit ou atualizar de novo. Já o Snitter é robusto, não engasga nunca (segundo o UD e outros usuários também), porém, tem uma interface que deixa a desejar. Ah, e se baseia no Adobe Air, também.