Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ignorada pelos Estados Unidos, ESA acaba de assinar acordo de colaboração com uma potência emergente: a Índia

Estratégia inclui primeira fase de voos para a órbita baixa da Terra e segunda fase na Lua

12 mai 2025 - 13h15
(atualizado em 12/5/2025 às 20h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Parecia que a nova corrida espacial tinha dois lados bem definidos, mas as últimas reviravoltas na NASA deixaram parceiros leais, como a Agência Espacial Europeia, na mão. Agora, a ESA voltou seu olhar para o Oriente.

Habemus pactum

A Agência Espacial Europeia e sua contraparte indiana (ISRO) acabaram de assinar uma declaração conjunta de intenções para colaborar em voos espaciais. A estratégia inclui uma primeira fase de cooperação em órbita baixa da Terra e uma segunda fase na Lua.

Ambas as agências se comprometeram a trabalhar na interoperabilidade de suas respectivas espaçonaves, para que possam se encontrar e atracar em órbita baixa. A colaboração se estenderá ao treinamento de astronautas, simulações em solo e voos parabólicos.

Da órbita baixa para a Lua

O acordo também abre caminho para que a Europa lance experimentos nas plataformas POEM da Índia, que aproveitam os estágios superiores dos foguetes PSLV como plataformas orbitais.

A longo prazo, será uma oportunidade para astronautas europeus viajarem para a estação espacial planejada pela Índia, a Estação Bharatiya Antariksh, cuja conclusão está prevista para 2035, com um primeiro módulo em 2028.

Missões robóticas conjuntas à Lua também estão incluídas. A Índia está na lista de potências espaciais que pousaram com sucesso na Lua. A missão Chandrayaan-3 levou o módulo Vikram e o rover Pragyan ao polo sul lunar.

Novas alianças

O acordo, assinado pelo Diretor-Geral da ESA, Josef Aschbacher, em Nova Déli, chega em...

Veja mais

Matérias relacionadas

Dura apenas seis horas, é baseada em fatos reais e é uma das minisséries mais bem avaliadas; você pode assisti-la em streaming

Empresa realiza a maior inovação em papel higiênico dos últimos 100 anos e as vendas estão disparando — segredo está na linha pontilhada

Superiate de 200 milhões de dólares e 80 metros de altura aterroriza moradores de vilarejo na Holanda — a parte mais difícil deste gigante foi levá-lo ao mar sem destruí-lo

Perfil pessoal no X do Papa Leão XIV viraliza com críticas a Trump e JD Vance

O icônico código em chuva de The Matrix não é uma equação indecifrável — na verdade, é apenas um monte de receitas de sushi

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade