IA no México está crescendo a taxa de uma empresa por minuto, mas há um problema: quase nenhuma delas sabe como aproveitá-la
As empresas mexicanas estão adotando a inteligência artificial em ritmo acelerado. Essa é a principal conclusão do estudo "Libertando o potencial da IA no México 2025", que revela que, somente em 2024, 495 mil empresas no país começaram a usar essa tecnologia, o que equivale a quase uma empresa por minuto.
De acordo com o estudo, a taxa de adoção passou de 29% para 38% no último ano. Isso significa que mais de um terço das organizações no México, aproximadamente 2 milhões de empresas, já integraram a IA em suas operações. No caso das PMEs, o crescimento foi semelhante, com 37% delas já utilizando soluções de IA.
Isso se traduz em múltiplos benefícios. Por exemplo, 83% das empresas que já utilizam IA relatam um aumento na receita, com um aumento médio de 16%. Além disso, 88% delas relatam melhorias significativas em sua produtividade. Com esses resultados, detalha o relatório, as empresas podem direcionar seus recursos para a melhoria dos serviços e do relacionamento com os clientes (66%) e para o desenvolvimento de novos produtos (61%).
Apesar dos benefícios, o uso da IA "verdadeiramente transformadora", como o relatório a classifica, ainda é limitado.
Apenas 3% de todas as empresas mexicanas a utilizam atualmente em um nível avançado, com a integração de "capacidades sofisticadas" para impulsionar uma transformação abrangente.
Ação do Governo: a estratégia de IA do México
O relatório também destaca que esse boom tecnológico é apoiado por uma série de políticas ...
Matérias relacionadas
FBI prende homem que gastou R$ 700 mil em cartas de Pokémon e videogames com cartão corporativo
Quer melhorar a imagem da sua TV? Experimente ligar e desligar esta função
Starship ficou laranja após o voo 10: SpaceX não explicou o porquê, mas a internet tem suas teorias