Tablets são desafio para produtores de discos rígidos
Fabricantes de discos rígidos como a Seagate Technology e a Western Digital Corp podem registrar crescimento mais lento à medida que mais e mais consumidores trocam computadores convencionais por tablets, mas ainda não estão fora da jogada.
Com o Apple iPad e tablets de diversos outros fabricantes ¿ da Hewlett-Packard à Research in Motion ¿ prontos a tomar mercado aos computadores nos próximos meses, a Seagate e outras companhias estão correndo para se adaptar a um futuro no qual menos consumidores usarão laptops; os computadores tablet empregam memória flash e não discos rígidos.
Mas nem tudo é negativo para os fabricantes de discos rígidos. O volume de vendas deve crescer em quase 17% este ano, muitos dos usuários de tablets desejam um nível de armazenagem de dados que só um disco rígido pode prover e o setor de discos rígidos, muito enxuto, ganhou competência na gestão de estoques.
O analista da Wedbush Securities, Kaushik Roy, disse que a ameaça dos tablets é bastante real, e que começou a ser incorporada aos preços das ações de fabricantes de discos rígidos nos dois últimos meses. "Não acreditamos que a incorporação tenha sido completa ainda", disse Roy. "As pessoas não perceberam a extensão ou profundidade da situação até agora." "É preciso ter a noção de que algumas pessoas que antes teriam comprado um laptop agora vão optar por um tablet," disse.
Na semana passada, a RIM anunciou que planeja lançar um tablet chamado PlayBook no começo de 2011, o mais recente concorrente em um mercado já superpovoado e dominado pelo Apple iPad, que vendeu mais de três milhões de unidades até agora.
As vendas de tablets devem superar os 15 milhões de unidades este ano e disparar a 48 milhões em 2011, de acordo com o grupo de pesquisa iSuppli. A empresa acrescentou que isso pode resultar em perda de 18% dos embarques de netbooks este ano.
A força do mercado de tablets pode reduzir em dois a três por cento os embarques mundiais de discos rígidos em 2010, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.
Roy estima que as vendas de tablets podem reduzir em 10 a 11 centavos de dólar por ação o lucro de 2,11 dólares que os analistas previram em média para a Seagate em 2011; no caso da Western Digital, a perda seria de 20 a 25 centavos de dólar sobre lucro previsto de 3,95 dólares.