Serviços de sugestões ajudam a explorar a web
Em meio a tantos websites existentes, muitas vezes é difícil separar o joio do trigo e encontrar novas pérolas. A grande maioria dos bons sites que visitamos com frequência não foi descoberta por acaso, mas veio por recomendação de outros sites, revistas ou amigos.
Um tipo de serviço tem ganhado espaço na internet: o de sugestões de novos endereços baseado nos hábitos de navegação do internauta. São mecanismos capazes de "assimilar" suas preferências ou sugerir sites que carreguem semelhança com os que você estiver visitando.
SimilarWeb - www.similarweb.com
O SimilarWeb é um destes mecanismos. Ativado a partir de um plugin para Firefox ou Internet Explorer (ainda não existe para o Chrome), este serviço mostra em uma barra lateral outras sugestões de sites, baseadas em opiniões de outros usuários.
O complemento pode ser baixado e instalado rapidamente. Ao entrar em um site, em poucos instantes as sugestões são mostradas com imagens em miniaturas, nome do site e endereço. Com um clique, você abre uma pequena janela para sugerir um site semelhante, que poderá então ser visto por outros usuários. Passando o mouse sobre uma das sugestões, você vota na qualidade dela, ajudando o sistema a realizar a triagem e evitando a ação de spammers.
O SimilarWeb ainda traz dois recursos poderosos: um clique em um botão e você vê o que está sendo falado na web sobre determinado site. Em outro botão, você descobre as opiniões de quem está no Twitter. Esta não é a única integração do SimilarWeb com redes sociais. É possível a partir da interface do complemento postar conteúdo nas redes Facebook e Twitter, o que facilita o compartilhamento de endereços descobertos.
Se a interface do complemento estiver incomodando, é possível alternar para um pequeno e discreto ícone, que só mostra as sugestões de forma reduzida quando um pequeno ícone é clicado.
SimilarSites - www.similarsites.com
O SimilarGroup, responsável pelo complemento para navegadores, tem outra ferramenta menos automatizada, de funcionamento parecido com mecanismos de busca, a SimilarSites.
Basta escrever o endereço de um site que você goste e, se ele existir na base do serviço, diversos outros serão localizados. Você pode, inclusive, inserir websites semelhantes, que passarão a integrar a base de busca do SimilarGroup.
Apesar de não ser tão poderoso quanto o complemento, é uma opção para quem utiliza outros navegadores ou não quer ter que deixar o programa mais lento com a atividade ininterrupta de um novo plugin. Ou ainda para testar as capacidades do serviço antes de ir "entulhando" seu Firefox ou Internet Explorer com um novo complemento.
InSuggest - www.insuggest.com
O InSuggest é um serviço desmembrado em três campos de ação. Totalmente baseado em web, dispensa downloads. Basta entrar em seu endereço e optar por um, entre três tipos de pesquisa: website, imagens ou favoritos (bookmark).
A poderosa pesquisa de sites permite basear as recomendações em até seis sites semelhantes. O sistema então cruza as informações com seu banco de dados e retorna os resultados mais apropriados. Basta digitar o site que você gosta e clicar em Add. Depois, repita o processo ou arraste sites a partir das próprias sugestões para refinar as recomendações.
A busca de imagens funciona de forma semelhante: insira uma palavra chave para que o sistema busque algo correspondente no Flickr. Arraste até outras cinco imagens para chegar a um resultado mais preciso.
Contudo, o mais interessante do InSuggest é a recomendação de favoritos (bookmark suggest ions). O sistema funciona com perfis de usuários do serviço Delicious. Envie seus favoritos para este serviço e, ao jogar seu nome de usuário no InSuggest, você verá uma nova lista de favoritos sugeridos. Uma mão na roda.
Glydo - www.glydo.com
O Glydo ataca por uma frente diferenciada. Mediante a instalação de um plugin para o Firefox, este serviço é capaz de sugerir conteúdos semelhantes à página que você está visualizando no momento. A diferença está no que o Glydo pesquisa: através da coleta do que julga serem palavras-chaves do texto (que às vezes, em português, acaba sendo um tiro n'água), como nomes de pessoas públicas, empresas e marcas.
Ao mesmo tempo em que sugere outros artigos e sites relacionados a uma notícia, por exemplo, é capaz de dar um panorama com definições da Wikipédia, vídeos do YouTube e mensagens da rede social Twitter.
Cada uma de suas funções é ativada de acordo com o conteúdo e disponibilidade de novas fontes, e só então apresentada na barra de status, no rodapé do navegador. Um clique e mais informações se revelam.
Uma ferramenta espetacular, principalmente para quem navega na web internacional e quer enriquecer os conteúdos que encontra em sites de notícias espalhados pela internet.
Genieo - www.genieo.com
Ainda em fase fechada de testes, conseguimos um convite para testar o Genieo, um serviço web que tem como objetivo criar uma página inicial dinâmica para navegadores, baseado nos hábitos de navegação de seus usuários.
O Genieo também tem a limitação de sistema operacional e navegador. Por enquanto, nesta fase de testes, o programa só funciona em sistemas Windows (XP ou superior), sob os navegadores Firefox (a partir da versão 2.0) e Internet Explorer (a partir da versão 7).
Depois de baixar e instalar um pequeno software, o Genieo varre seus favoritos, RSS e histórico de navegação, a fim de moldar seus hábitos e apresentar as informações mais relevantes em sua página inicial.
Mesmo com o que parece uma brecha enorme de privacidade, os responsáveis pelo serviço afirmam que o serviço não rastreia sites seguros, como lojas virtuais e bancos online, e asseguram seus usuários que as informações serão mantidas apenas no computador do usuário, sem qualquer armazenamento remoto em um servidor.
O Genieo é capaz até mesmo encontrar e filtrar conteúdos que circulam nas redes sociais Facebook e Twitter, em suas listas de contato. O mecanismo permite indicar, a qualquer momento, que não deseja mais seguir o conteúdo de determinada fonte, além de rodar em paralelo ao navegador, sugerindo sites mesmo que você não esteja com o Firefox ou Internet Explorer aberto.
E tudo isso vale a pena?
Por enquanto, as tecnologias de sugestão de sites estão engatinhando. Ainda que seja possível descobrir uma boa gama de endereços novos, tais mecanismos são principalmente voltados para a web em inglês, deixando bastante a desejar no que diz respeito aos sites nacionais.
São ferramentas para os mais curiosos, aquelas pessoas que gostam de cavar mais fundo a web e não se importam com barreiras idiomáticas. Ainda assim, esforços como o Genieo e o Glydo mostram que em um futuro próximo a busca por conteúdo tende a ficar ainda mais simplificada e ao alcance de qualquer internauta. Vamos aguardar.
