HTC pode estar desenvolvendo sistema operacional próprio
A fabricante taiwanesa de smartphone HTC está considerando a possibilidade de desenvolver um sistema operacional, o que poderia colocá-la em concorrência direta com os seus atuais parceiros Google e Microsoft. As informações são do site inglês The Inquirer.
O movimento é compreensível. Segundo o site, é provável que a HTC esteja considerando o desenvolvimento como resposta à aquisição da Motorola Mobility pelo Google, algo que pode desprestigiar os outros parceiros. Mesmo assim, ao que parece, a empresa continua indecisa sobre como avançar, dados os riscos na tentativa de criar um novo sistema operacional - como a HP amargamente descobriu por conta própria.
Voltar-se 100% para o Windows Phone como "retaliação" ao Android seria também um tiro no escuro, já que a plataforma móvel da Microsoft - bastante presente na linha de celulares corporativos da HTC - ainda não decolou no varejo. Em face disso, ventilar a produção de um sistema interno - possivelmente baseado no Linux, como é o WebOS da HP, o Bada da Samsung e o próprio Android - faz bastante sentido.
"Temos discutido isso internamente, mas não vamos fazê-lo por impulso", disse Cher Wang, presidente da HTC, em uma entrevista ao Economic Observer, da China, de acordo com o Focus News Channel Taiwan. "Podemos usar qualquer sistema operacional que quisermos. Nossa força reside na compreensão de como funciona, a fundo um sistema operacional, mas isso não significa que tenhamos de efetivamente produzir um sistema operacional", disse Wang. Google, Motorola e Microsoft não se pronunciaram a respeito.