Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há usuários reclamando que uma atualização do Windows 11 corrompeu o SSD; Microsoft afirma não encontrar relação entre os fatos

Diante de diversos problemas relatados nas redes sociais, a Microsoft é clara: a culpa não é da nossa atualização

3 set 2025 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Nas últimas semanas, alguns usuários reclamaram nas redes sociais e em comunidades como o Reddit que tiveram falhas em seus SSDs após atualizar o Windows 11. Especificamente, após instalar as atualizações KB5063878 e KB5062660. Os problemas, concentrados em unidades com controladores do fabricante Phison, causavam corrupção de dados e SSDs que deixavam de ser reconhecidos pela UEFI de seus equipamentos.

Uma dessas atualizações (a de segurança) podia ser desinstalada, enquanto a outra (cumulativa) não oferecia essa opção. O problema para os usuários que afirmam estar sofrendo esses efeitos em seus PCs é que tanto a Microsoft, quanto a Phison afirmam não ter provas da falha.

Sem evidências do problema após 4.500 horas

Diante das reclamações dos usuários, a Phison foi a primeira a dar o primeiro passo. Em um comunicado, explicou que foram realizados testes durante 4.500 horas acumuladas. Após 2.200 ciclos de testes, "não foi capaz de reproduzir o problema mencionado". Além disso, informou que nenhum parceiro ou cliente a informou sobre essas falhas.

E isso não é pouca coisa, pois entre esses parceiros e clientes estão fabricantes de SSD como a Crucial ou a Western Digital, que utilizam amplamente seus controladores.

Microsoft também não encontra evidências

Após tomar conhecimento dos problemas, a Microsoft anunciou que abriria uma investigação. No entanto, após realizá-la, comunicou algo semelhante ao fabricante:

"Após uma investigação exaustiva, a Microsoft não encontrou ...

Veja mais

Matérias relacionadas

China não tem um "anti-Starlink", mas sim 3: somam 38 mil satélites e são megaconstelações muito diferentes

Se você tem um desses 25 celulares Xiaomi, receberá o HyperOS 3 antes de todo mundo; a maior atualização para 2025 está chegando

Bill Gates diz: "Se sua filha perguntar se você pode trabalhar no atendimento ao cliente da startup dela, a única resposta certa é 'Sim'"

"Esta loja está parada há 16 anos e ainda vende placas de vídeo que ninguém quer": uma falácia que pode ser desmentida com facilidade

Programador sobre os colegas que recorrem à IA: "Não me importa como o código chegou ao seu ambiente de desenvolvimento, quero que você se importe"

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade