Há usuários reclamando que uma atualização do Windows 11 corrompeu o SSD; Microsoft afirma não encontrar relação entre os fatos
Diante de diversos problemas relatados nas redes sociais, a Microsoft é clara: a culpa não é da nossa atualização
Nas últimas semanas, alguns usuários reclamaram nas redes sociais e em comunidades como o Reddit que tiveram falhas em seus SSDs após atualizar o Windows 11. Especificamente, após instalar as atualizações KB5063878 e KB5062660. Os problemas, concentrados em unidades com controladores do fabricante Phison, causavam corrupção de dados e SSDs que deixavam de ser reconhecidos pela UEFI de seus equipamentos.
Uma dessas atualizações (a de segurança) podia ser desinstalada, enquanto a outra (cumulativa) não oferecia essa opção. O problema para os usuários que afirmam estar sofrendo esses efeitos em seus PCs é que tanto a Microsoft, quanto a Phison afirmam não ter provas da falha.
Sem evidências do problema após 4.500 horas
Diante das reclamações dos usuários, a Phison foi a primeira a dar o primeiro passo. Em um comunicado, explicou que foram realizados testes durante 4.500 horas acumuladas. Após 2.200 ciclos de testes, "não foi capaz de reproduzir o problema mencionado". Além disso, informou que nenhum parceiro ou cliente a informou sobre essas falhas.
E isso não é pouca coisa, pois entre esses parceiros e clientes estão fabricantes de SSD como a Crucial ou a Western Digital, que utilizam amplamente seus controladores.
Microsoft também não encontra evidências
Após tomar conhecimento dos problemas, a Microsoft anunciou que abriria uma investigação. No entanto, após realizá-la, comunicou algo semelhante ao fabricante:
"Após uma investigação exaustiva, a Microsoft não encontrou ...Matérias relacionadas