Há um ano pesquisadores espanhóis investigam a relação entre Ozempic e a perda de visão; eles já têm algumas conclusões
A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde emitiu um alerta sobre a relação entre a semaglutida e um distúrbio conhecido como NAION.
Há alguns dias, o Reino Unido alertou sobre um efeito colateral inesperado associado ao uso do Ozempic e de tratamentos baseados no mesmo princípio: o fenômeno do bebê Ozempic . Agora, a Agência Espanhola de Medicamentos e Dispositivos Médicos (AEMPS) também emitiu um comunicado, mas desta vez sobre um efeito colateral bem diferente.
Reação adversa
Esta semana, a Agência Espanhola de Pesquisa Médica (AEMPS), órgão responsável por garantir que os medicamentos atendam aos padrões exigidos, emitiu um comunicado alertando sobre uma "reação adversa ocular muito rara" associada a tratamentos à base de semaglutida, o ingrediente ativo de medicamentos como Ozempic, Rybelsus e Wegovy.
O alerta surge após o Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) revisar o risco de desenvolver uma doença ocular conhecida como NAION, que pode causar perda repentina da visão.
Incomum
Embora a agência enfatize que a frequência desses tipos de problemas oculares é "muito baixa", ela recomenda que, em caso de perda repentina da visão, seja realizado um exame oftalmológico para avaliar a possibilidade de descontinuação do tratamento.
ANIO
ANIO é uma sigla para neuropatias ópticas isquêmicas anteriores (NOIAs). Essas condições são causadas por um infarto da cabeça do nervo óptico. Em outras palavras, o sangue não chega a essa região do olho, resultando em perda de visão, que normalmente é rápida, mas indolor.
Esta é uma doença rara e ...
Matérias relacionadas