Gigante dos refrigerantes entra no café e desafia a Nestlé
O grupo norte-americano Keurig Dr Pepper iniciou a compra da europeia JDE Peet's por mais de 15 bilhões de euros. O negócio pode transformá-lo em um dos maiores grupos de café do mundo, no mesmo patamar do outro gigante europeu: a Nestlé.
Existem dois mundos quando falamos de marcas de café. De um lado, os muitos torrefadores e marcas pequenas focadas no café especial. Do outro, um punhado de grandes conglomerados que dominam as prateleiras dos supermercados. Nestlé, Starbucks, Lavazza e JDE Peet's estão entre esses gigantes, mas agora uma marca de refrigerantes chega para abocanhar uma parte da, cada vez maior, fatia do mercado global de café.
Como? Comprando um de seus principais concorrentes: os donos da Marcilla e da L'Or.
KDP
Essas são as iniciais de Keurig Dr Pepper, uma das maiores empresas de bebidas do mundo. Ela nasceu da fusão, em 2018, da Dr Pepper Snapple Group — dona de marcas como 7UP e Schweppes — com a Keurig Green Mountain, uma tradicional marca de café que revolucionou o sistema de monodoses nos anos 90 nos Estados Unidos, tanto em escritórios quanto em casas.
Hoje é um gigante avaliado em cerca de 43 bilhões de euros. O grupo administra mais de 125 marcas e, no café, domina o mercado americano com as cafeteiras Keurig e suas cápsulas próprias, no mesmo estilo da Nestlé com as Nespresso. Pois esse megagrupo acaba de anunciar uma operação de 15,7 bilhões de euros para comprar uma das maiores companhias de café da Europa: a holandesa JDE Peet's.
JDE Peet's
É a dona de marcas emblemáticas de café como Marcilla, Saimaza e L'Or, além de Senseo e Hornimans, entre outras. Antes da compra, a empresa era avaliada em cerca de 13 bilhões de euros e, mesmo com todos os desafios do setor de café nos ...
Matérias relacionadas
Com técnica revolucionária, atleta chinês fatura ouro no Mundial de Natação Paralímpica
Este sistema promete isolar sua casa de forma rápida, limpa e sem a necessidade de obras complexas