PUBLICIDADE

Fabricante do ChatGPT, OpenAI destitui CEO Sam Altman

17 nov 2023 - 20h49
Compartilhar
Exibir comentários

A diretoria da empresa por trás do ChatGPT demitiu o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, nesta sexta-feira, em um movimento surpresa para o setor de tecnologia.

A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, atuará como CEO interina, e a companhia planeja conduzir uma busca formal por um presidente-executivo permanente.

O anúncio pegou muitos funcionários de surpresa, que souberam da mudança abrupta na gestão por meio de um comunicado interno e do blog da empresa. A OpenAI agendou uma reunião de emergência com todos os funcionários nesta sexta-feira à tarde para discutir a notícia, informou uma pessoa que acompanhou o assunto.

"A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, dificultando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades", disse a OpenAI, sem entrar em detalhes.

Financiada com bilhões de dólares da Microsoft, a OpenAI deu início à mania da inteligência artificial generativa em novembro passado ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.

Treinada com base em conjuntos de dados, a IA generativa pode criar conteúdo totalmente novo, semelhante ao humano, ajudando os usuários a elaborar trabalhos acadêmicos e até mesmo escrever romances inteiros.

Altman, que dirigia a Y Combinator, é um empreendedor e investidor em série. Ele foi o rosto da OpenAI e da incrivelmente popular tecnologia de IA generativa enquanto viajava pelo mundo este ano.

Altman disse no X, antigo Twitter, logo após a publicação do blog da OpenAI: "Amei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente, e espero que um pouco para o mundo. Acima de tudo, amei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde".

Altman não respondeu a pedidos de comentário. A OpenAI também não estava disponível para comentários adicionais.

"A Microsoft permanece comprometida com Mira e sua equipe à medida que introduzimos esta próxima era de IA para os nossos clientes", disse um porta-voz da fabricante de software à Reuters nesta sexta-feira.

Mira Murati, que trabalhou anteriormente na Tesla, ingressou na OpenAI em 2018 e posteriormente tornou-se diretora de tecnologia da empresa. Ela supervisionou o lançamento de produtos, incluindo o ChatGPT.

Em rede social, o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, chamou Altman de "herói", e acrescentou: "Ele construiu uma empresa do zero para uma avaliada em 90 bilhões de dólares e mudou nosso mundo coletivo para sempre. Mal posso esperar para ver o que ele fará a seguir".

"Isso é surpreendente, e Altman foi um ingrediente-chave na receita do sucesso da OpenAI", disse Daniel Ives, analista da Wedbush Securities. "Dito isso, acreditamos que a Microsoft e Nadella exercerão mais controle sobre a OpenAI daqui para frente com a saída de Altman."

Alguns analistas afirmaram que a saída de Altman, embora disruptiva, não prejudicará a popularidade da IA generativa ou a vantagem competitiva da OpenAI ou da Microsoft.

"A inovação criada pela OpenAI é maior do que uma ou duas pessoas, e não há motivo para pensar que isso fará a OpenAI perder sua posição de liderança", disse Gil Luria, analista da D.A Davidson.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade