Estudo mostra que megatubarão não era tão rápido quanto imaginávamos
Considerado um dos maiores e mais poderosos predadores da história, megalodonte não era tão ágil ao nadar
Um novo estudo mostra que, embora o megalodonte fosse grande – até 20 metros de comprimento – o animal não era muito rápido. Embora estimativas anteriores sugerissem que o animal pré-histórico, similar a um tubarão gigante, poderia nadar a 5 km/h, os pesquisadores agora acreditam que sua velocidade máxima era de 2 km/h.
Para comparação, o nadador olímpico Michael Phelps atingiu velocidades de cerca de 10 km/h enquanto estava no auge da carreira como atleta.
"O megalodonte [era] um nadador médio com rajadas ocasionais de natação mais rápida para a captura de presas", disse em entrevista ao jornal britânico Daily Mail Kenshu Shimada, professor da Universidade DePaul em Chicago (EUA) e principal autor do estudo.
Em seu novo estudo, a equipe decidiu entender a velocidade máxima de natação da criatura. Embora estudos anteriores tenham se concentrado nos dentes do megalodonte, os pesquisadores se voltaram para as escamas placóides – minúsculas escamas de megalodonte encontradas em pedaços de rocha no Japão.
“Nossas grandes descobertas científicas vêm de “pequenas evidências” tão pequenas quanto grãos de areia”, disse Shimada ao jornal.
As escamas placóides mostraram que a criatura não estava equipada com "quilhas", cristas espaçadas estreitas que são características de tubarões que nadam rapidamente.
O megalodonte, que significa dente grande, vagou pelos oceanos entre 15 milhões e 3,6 milhões de anos atrás e é considerado um dos maiores e mais poderosos predadores da história.
Especialistas acreditam que ele se assimilava a uma versão mais bruta do grande tubarão-branco de hoje e pesava até 100 toneladas.