PUBLICIDADE

Entenda tudo que deu errado após Elon Musk assumir o Twitter

Não faz um mês desde que Elon Musk assumiu o comando da rede social, e as especulações do momento são de fechamento da plataforma

18 nov 2022 - 14h22
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Série de polêmicas de Elon Musk com o Twitter leva a especulações do fim da rede social
Série de polêmicas de Elon Musk com o Twitter leva a especulações do fim da rede social
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Em menos de um mês sendo o novo dono do Twitter, o bilionário Elon Musk já criou inúmeras polêmicas que vão desde demissões em massa até a possível “morte” da rede social. A bola da vez está em uma publicação feita na madrugada desta sexta-feira (18) em seu perfil. 

Musk tuítou um meme que remete a um enterro do Twitter — o logo da rede social aparece em uma lápide e ao lado, uma pessoa que posa para a foto em meio ao enterro.

Também na madrugada desta sexta-feira, o dono da montadora de carros Tesla foi xingado em uma projeção na sede da rede social em San Francisco (EUA). Expressões como "moleque medíocre", "bilionário inútil", "bajulador de ditadores" e outras foram destacadas.

Com tantas polêmicas e uma nova leva de funcionários sendo demitidas — o Twitter tem 75% do quadro de funcionários a menos agora — usuários colocaram a hashtag #RIPTwitter (descanse em paz, Twitter) nos assuntos mais comentados, lamentando um possível fim da rede e criticando a situação da plataforma desde que Musk assumiu. 

Já começou errado

No dia 27 de outubro, Musk confirmou a compra do Twitter por US$ 44 bilhões após uma saga de seis meses de negociações. No início de novembro, ele ordenou um corte em metade dos 7,5 mil funcionários da companhia em todo o mundo, incluindo no Brasil.

Depois, decretou o fim do trabalho remoto e disse que os funcionários trabalhariam no escritório por pelo menos 40 horas semanais. 

Agora, as baixas mais recentes da empresa ocorreram na quinta-feira (17), quando centenas de funcionários pediram demissão após o fim do prazo dado para que eles firmassem um "comprometimento hardcore" com o trabalho. Quem não concordasse seria demitido. Não há informações sobre o número de pessoas que deixaram a empresa nesta quinta-feira.

Afinal, o Twitter vai quebrar? Ex-funcionários dizem que sim
Afinal, o Twitter vai quebrar? Ex-funcionários dizem que sim
Foto: Reprodução/Twitter / Estadão

O que acontece com o Twitter agora?

Com a saída de desenvolvedores "lendários", o esvaziamento de áreas críticas para a manutenção do Twitter deve começar a ser sentido pelos usuários da rede social e ex-funcionários dizem que a plataforma deve quebrar em semanas

Um ex-engenheiro do Twitter, que foi demitido por Musk como parte de uma repressão contra aqueles que escaparam de suas demissões iniciais, disse ao MIT Technology Review que o fim “pode levar minutos, semanas”.

“São os imprevistos que vão estragar as coisas”, disse o engenheiro, que pediu anonimato para falar livremente. “Há uma boa quantidade de resiliência incorporada à infraestrutura, mas grandes problemas nessa escala nunca são o que se poderia esperar.”

Outro especialista no assunto acredita que os sistemas da empresa irão se degradar com o tempo. Zoe Schiffer, da Platformer, relatou no Twitter que muitos funcionários que mantinham a infraestrutura crítica da rede social também se demitiram nas últimas 24 horas.

O fato de os escritórios do Twitter estarem fechados pode significar que seria mais difícil para a equipe fazer a triagem e corrigir quaisquer problemas de infraestrutura que surjam antes da reabertura planejada do escritório em 21 de novembro. 

O que vai acontecer com o Twitter, de fato, ninguém sabe, mas o assunto está rendendo uma série de memes na Internet

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade