PUBLICIDADE

Empresas de marketing dos EUA dizem que ouvem usuários pelos celulares; é possível se proteger?

Estratégia é utilizada para direcionar publicidade a essas pessoas por meio de anúncios

11 mai 2024 - 07h10
Compartilhar
Exibir comentários

Você já falou em voz alta sobre um assunto e, pouco tempo depois, viu algum produto ou marca relacionado a esse tema sendo exibido em uma publicidade na internet? Para algumas pessoas, isso é apenas uma coincidência. Para outras, trata-se do microfone do smartphone "ouvindo" a conversa.

Uma das empresas, por exemplo, chama a prática de ouvir usuários pelo celular de 'Audição Ativa'.
Uma das empresas, por exemplo, chama a prática de ouvir usuários pelo celular de 'Audição Ativa'.
Foto: Nilton Fukuda/Estadão / Estadão

Duas empresas de marketing dos Estados Unidos confirmaram que escutam consumidores pelo mundo pelo microfone de seus celulares, conforme revelou o site 404 Media em reportagem. As companhias americanas MindSift e Cox Media Group (CMG) afirmaram publicamente que utilizam a estratégia para bisbilhotar conversas, entender o conteúdo e direcionar publicidade a essas pessoas por meio de anúncios microssegmentados.

A CMG, por exemplo, chama essa prática de "Audição Ativa", com capacidade de identificar consumidores "a partir de conversas casuais em tempo real", afirma o 404 Media, a partir de documentos de divulgação da companhia para atrair clientes. Essa tecnologia aconteceria por meio de microfones instalados em smartphones, TVs inteligentes e outros dispositivos. Quer saber mais e conferir como é possível se proteger? Acesse a reportagem completa neste link.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade