Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elon Musk venceu Sam Altman: OpenAI recua e desiste de se tornar uma empresa com fins lucrativos

Braço sem fins lucrativos manterá o controle total sobre a estrutura empresarial da OpenAI, mesmo que isso afete possíveis investimentos

9 mai 2025 - 08h15
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Em uma reviravolta surpreendente, a OpenAI anunciou que sua estrutura empresarial não será transformada, afinal, em uma corporação com fins lucrativos. A organização, cofundada por Elon Musk e atualmente dirigida por Sam Altman, decidiu manter sua estrutura híbrida (com o controle permanecendo nas mãos de sua ala sem fins lucrativos), um movimento que representa uma vitória estratégica inesperada para Musk, justamente quando parecia que sua batalha judicial contra sua ex-empresa estava fadada ao fracasso.

Essa decisão chega apenas algumas semanas após um tribunal federal da Califórnia rejeitar a solicitação de Musk para interromper legalmente o processo de conversão da OpenAI, o que na época foi interpretado como uma derrota significativa para o CEO da Tesla.

No entanto, o recente recuo por parte do conselho da OpenAI mudou radicalmente o cenário. O que aconteceu de fato e o que isso significa para o futuro da inteligência artificial?

O fator econômico: a pressão dos 40 bilhões de dólares

Um dos elementos-chave que explicava a pressão interna para transformar a OpenAI em uma empresa com fins lucrativos era um investimento bilionário que estava em jogo: segundo informou a CNBC, a companhia já tinha garantidos 10 bilhões de dólares imediatos — 7,5 bilhões provenientes do conglomerado japonês SoftBank e outros 2,5 bilhões de um sindicato de investidores privados.

Mas isso era apenas o começo. A OpenAI almejava uma rodada total de financiamento de 40 bilhões de dólares, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

União Europeia está caçando VPNs: afirma que elas representam um desafio fundamental para a aplicação eficaz da lei

Poucos sabem, mas os EUA usam disco rígidos antigos para conseguir terras raras após o veto da China

NVIDIA culpa os EUA: as sanções à China estão abrindo caminho para que a Huawei defina os novos padrões globais

Na década de 1990, Alemanha fez algo que parecia impossível: um componente crítico das máquinas de fabricação de chips atuais

Simpatia do ChatGPT está custando caro à OpenAI: "por favor" e "obrigado" têm um custo absurdo todo mês

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade