Disco voador de verdade sobrevoa a China, mas não é o que parece
Veículo voador elétrico tem 12 pás de hélice, atinge 50 km/h de velocidade e chega a um máximo de 200 metros de altitude
Um disco voador foi visto pelo céu da China no início deste mês. A boa notícia é que não se trata de um OVNI, e sim de um projeto de veículo elétrico desenvolvido por cientistas das universidades de Beigang (Taiwan) e da Politécnica do Noroeste (China).
Após testes realizados nos arredores de Shenzhen, próxima a Hong Kong, a equipe deve fazer voos com fins comerciais e publicitários. O disco voador é tripulado, ou seja, é capaz de levar pessoas dentro de sua estrutura para viagens, mas também tem a função de piloto automático.
O veículo elétrico tem 12 pás de hélice, atinge 50 km/h de velocidade e chega a um máximo de 200 metros de altitude — ou seja, nada de visitas ao espaço, por enquanto.
Em um vídeo divulgado pela RecordGBA, é possível ver o disco alçando voo, com direito até a "tchauzinho" do piloto, em um parque da cidade. Segundo os fabricantes, o novo veículo tem decolagem e pouso verticais, tanto a partir da água quanto da terra, e pode ficar no ar por até 15 minutos.
"Isso vai confundir muita gente, socorro!", comentou um usuário do Twitter.
#UFO?
No,It is the world's first electric vertical manned flying saucer!
📮June 3rd, #shenzhen,South China's Guangdong Province .
The world's first electric vertical manned flying saucer brought a performance.
世界首架载人飞碟深圳首飞 pic.twitter.com/lRCkGl4kxI
— Record GBA (@RecordGBA) June 6, 2023
Carros voadores
Não é a primeira vez que o conceito de carro voador é colocado em prática com sucesso. Nos últimos anos, muitas empresas e inventores têm se empenhado em projetar automóveis que pudessem trafegar no céu e em vias terrestres.
Em fevereiro, a Blade Air Mobility e a BETA Technologies deram o primeiro passo para que os cidadãos de Nova York possam "voar no futuro", com voo de demonstração do ALIA-250, táxi voador elétrico do tipo eVTOL.
O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical levantou voo do Aeroporto de Westchester County, em White Plains, e sobrevoou a área metropolitana de Nova York sem qualquer intercorrência. O feito foi bastante comemorado por Rob Wiesenthal, CEO da Blade, que o classificou como "histórico".