PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Destaque da NASA: fases do eclipse solar são foto astronômica do dia

O destaque da NASA hoje traz as fases do eclipse solar ocorrido na segunda (8), mostrando a progressão do fenômeno em uma sequência de sete fotos

11 abr 2024 - 15h03
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Caso você tenha perdido o eclipse solar na segunda-feira (8), não se preocupe, pois a foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (11) mostra o fenômeno fase a fase. A imagem traz a progressão do eclipse ao longo de sete exposições capturadas no estado de Vermont, nos Estados Unidos.

O fotógrafo Xiaofeng Tan capturou as imagens usando um telescópio e uma câmera. A imagem ao centro mostra a coroa solar, a atmosfera mais externa do nosso astro que só se torna visível a olho nu durante eclipses solares totais.

O eclipse foi visível em toda a América Central e do Norte como parcial; já no caminho da totalidade, faixa que percorreu parte do México, dos Estados Unidos e do Canadá, foi possível ver um eclipse do tipo total. 

A parcialidade do eclipse apareceu primeiro para observadores emr Pu'uali'i, no Havaí, às 13h27 no horário de Brasília. Quem estava em Mazatlán, no México, pôde observar a totalidade do fenômeno a partir das 13h51. Nos Estados Unidos e Canadá, o eclipse solar total foi visível primeiro nos estados do Texas e Terra Nova e Labrador, respectivamente.

Fases do eclipse solar (Imagem: Reprodução/Xiaofeng Tan)
Fases do eclipse solar (Imagem: Reprodução/Xiaofeng Tan)
Foto: Canaltech

Infelizmente, este eclipse solar não pôde ser visto do Brasil. Este evento ocorreu menos de seis meses após o eclipse solar do tipo anular — este, sim, foi visível em nosso país. A próxima oportunidade para ver um fenômeno do tipo vai ser em outubro, quando vai acontecer um eclipse solar parcial.

O que é eclipse solar total?

Um eclipse total acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra em nosso planeta. Quando isso acontece, nosso satélite natural cobre o disco solar por inteiro, levando a alguns minutos de escuridão durante o dia.

O fenômeno é incrível e tem grande importância científica. É que, enquanto a Lua bloqueia a luz solar por alguns minutos, os cientistas podem estudar a coroa solar e os efeitos do eclipse na atmosfera da Terra. 

Além disso, vale lembrar que a ionosfera (camada que faz parte da atmosfera superior) é afetada pela radiação do Sol. Assim, o eclipse representou uma oportunidade para os cientistas entenderem a relação entre a luz solar e esta camada atmosférica de forma controlada. 

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade