PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

De nova onda da IA a eco-inovação; o que esperar da tecnologia para 2024

Descubra as transformações que definirão o mundo tecnológico em 2024: da expansão da IA ao avanço da computação quântica

1 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Em 2024, a Inteligência Artificial estará em todos os lugares para nos dar uma mãozinha
Em 2024, a Inteligência Artificial estará em todos os lugares para nos dar uma mãozinha
Foto: Reprodução/Unsplash

O setor tecnológico antecipa, para 2024, um ano de transformações e progressos consideráveis. Se achou que a inteligência artificial foi demais no ano passado, aguenta que ainda vem muito mais dela por aí, para o bem e para o mal.

Além disso, a computação quântica segue como uma promessa tão instigante e desafiadora quanto as IAs, sem falas do contra-ataque a cibercriminosos cada vez mais sofisticados. Veja o que esperamos.

O avanço da inteligência artificial

Tudo indica que a IA continuará a ser uma força dominante em 2024, integrando-se mais profundamente em nossas vidas diárias.

As empresas buscarão capitalizar em suas capacidades, utilizando ferramentas do tipo para otimizar processos, potencializar a criação de conteúdo e aprimorar a experiência do cliente. Essa onda de IA comercializada exigirá um olhar cuidadoso para o uso ético e responsável da tecnologia, com a sua aplicação se tornando mais abrangente.

Além disso, a democratização da IA permitirá que pequenas e médias empresas adotem tecnologias antes acessíveis apenas para grandes corporações. Enquanto isso, governos aceleração regulações novas para evitar abusos a partir da tecnologia.

Desenvolvimento de software potencializado por IA

O campo do desenvolvimento de software está se transformando com a chegada da IA. Para ficar em um exemplo, o ChatGPT já suporta algumas linguagens de programação, como C++, Python e Java. Tanto programadores iniciantes quanto profissionais experientes podem pedir a ele linhas de código para automatizar tarefas.

Estas ferramentas não apenas aceleram o desenvolvimento e a manutenção de códigos, mas também propiciam uma nova era de qualidade e eficiência. Os desenvolvedores poderão se dedicar a tarefas mais estratégicas e criativas, enquanto a IA cuida das atividades mais repetitivas e mundanas.

Cibersegurança em uma era digital complexa

As tecnologias avançam e os riscos de ciberataques aumentam. Isso leva o setor empresarial a reforçar a segurança de seus sistemas e processos, com monitoramento do tráfego e identificação de padrões suspeitos e comportamentos maliciosos.

O aumento do gasto em cibersegurança em 2024 está nos planos de 80% dos CIOs, segundo publicação da Data Centre Dynamics com dados da Gartner. Um panorama que também impacta diretamente o consumidor, motivo pelo qual a Gartner estima um gasto mundial de US$ 215 bilhões (R$ 1 trilhão) em segurança e prevenção de riscos por parte de usuários finais no próximo ano.

Os computadores quânticos devem operar de forma mais intensa e prática em 2024
Os computadores quânticos devem operar de forma mais intensa e prática em 2024
Foto: Reprodução/Unsplash

A promessa da computação quântica

A computação quântica está pronta para sair dos laboratórios e começar a ter aplicações práticas em 2024. Com o potencial para revolucionar a forma como resolvemos problemas complexos, a computação quântica pode trazer avanços significativos em áreas como medicina, logística e segurança cibernética.

Google conseguiu reduzir em 2023 erros nos cálculos de bits quânticos com base em trabalhos anteriores. Os resultados foram publicados no periódico científico Nature em fevereiro.

Embora sejam uma promessa tecnológica enorme, os computadores quânticos ainda não estão em uma escala utilizável para a tecnologia, com protótipos suscetíveis a taxas de erro muito altas. Sem falar dos altos custos de produção.

Com as empresas começando a explorar suas capacidades, podemos esperar um aumento na demanda por especialistas quânticos e um novo foco em desenvolver tecnologias que possam integrar essas supermáquinas em nossas infraestruturas existentes.

A tecnologia em 2024 deve se tornar mais sustentável
A tecnologia em 2024 deve se tornar mais sustentável
Foto: Reprodução/Unsplash

Tecnologia sustentável e eco-inovação

O foco na sustentabilidade continuará a ser uma prioridade em 2024. Com o aumento do aquecimento global, a busca por soluções tecnológicas que minimizem o impacto ambiental e promovam o crescimento sustentável será intensificada.

Isso se refletirá em investimentos em energias renováveis, eficiência energética e na crescente popularidade de práticas de TI verde. A adoção de práticas tecnológicas sustentáveis não será apenas uma tendência, mas uma necessidade crescente.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade