PUBLICIDADE

Como fazer assinatura digital no Word | Guia Prático

Saiba como fazer assinatura digital no Word com o uso de serviços terceirizados para assegurar a autenticidade dos documentos

3 abr 2024 - 10h48
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Você pode fazer uma assinatura digital no Word para comprovar a autenticidade de um documento, garantir a integridade das informações e confirmar que os dados são originários do signatário e não foram alterados.

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

A assinatura digital pode ser usada para diversos tipos de documentos, como contratos, procurações, laudos, certificados, atestados médicos e processos jurídicos.

Como fazer assinatura digital no Word

As assinaturas digitais utilizam chaves criptográficas e certificados digitais para assegurar, de maneira confiável, a identificação de pessoas físicas ou jurídicas. Para ter essa certificação, você deverá escolher um serviço de assinatura para adicionar ao Word.

  1. Abra o Word;
  2. No menu superior, acesse "Inserir";
  3. Entre em Suplementos > Obter suplementos;
  4. Instale um serviço de assinatura digital;
  5. Acesse o suplemento instalado;
  6. Defina uma assinatura digital;
  7. Aplique a assinatura ao documento.
  8. Serviços oferecem assinatura digital gratuita de documentos no Word (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Serviços oferecem assinatura digital gratuita de documentos no Word (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Assinaturas com certificação digital

Caso você necessite que os destinatários de seus documentos sejam capazes de verificar a autenticidade da sua assinatura digital, você pode obter um certificado digital de uma autoridade de certificação (CA) terceirizada. 

Há várias autoridades de certificação comerciais das quais você pode comprar um certificado digital ou obter um certificado digital gratuito. Entre elas estão empresas como DocuSign, GlobalSign, IdenTrust, DigiCert e a solução GOV.BR do governo brasileiro.

Para saber mais sobre essa modalidade, veja como fazer assinatura digital certificada.

Como fazer assinatura no Word

Caso não precise de certificação digital, você pode inserir uma linha de assinatura com informações sobre a pessoa signatária.

  1. Abra o documento do Word;
  2. Posicione o cursor onde quer a linha de assinatura;
  3. Acesse Inserir > Linha de assinatura;
  4. Nas configurações, digite as informações da pessoa;
  5. Clique em "Ok" para confirmar.

Além das informações pessoais a serem exibidas abaixo da linha de assinatura, você pode adicionar instruções sobre o documento e habilitar um campo de comentário junto à assinatura.

Você também pode colocar uma linha no Word manualmente para assinar documentos sem certificação.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade