PUBLICIDADE

Como descobrir se uma imagem é falsa pelo celular

Recursos disponíveis no próprio smartphone podem nos ajudar na hora de descobrir a autenticidade de uma foto

19 ago 2022 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários
Ou você realmente achou que Vladimir Putin cavalgava ursos?
Ou você realmente achou que Vladimir Putin cavalgava ursos?
Foto: Snopes.com

Em resposta à disseminação de fake news na internet, surgiram diversas ferramentas que têm o objetivo de nos ajudam a entender o contexto real de uma imagem: se ela passou por edições, onde já foi publicada e junto a quais informações.

Os aplicativos são ferramentas que respondem algumas perguntas importantes quando nos deparamos com uma imagem que levanta suspeitas, como: quando ela foi usada pela primeira vez? O que está de fato acontecendo nessa cena?

Podemos, a princípio, observar bem a imagem e procurar marcas d'água ou sinais de que ela passou por edição (como objetos distorcidos ao fundo ou elementos com iluminação e tons muito diferentes). Também podemos prestar atenção ao contexto do que está sendo retratado: as roupas das pessoas, as paisagens ou se os objetos ao redor condizem com o local e data que essa foto supostamente retrata.

Se ainda assim restarem dúvidas sobre a autenticidade da foto, há outros recursos, disponíveis no próprio celular, que podem ajudar. As dicas são da Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês). Veja abaixo.

Pesquisa reversa de imagem no Google

Pesquisar uma imagem no Google é uma boa maneira de conferir o contexto por trás dela, verificando, inclusive, se ela foi publicada por fontes confiáveis de informação. Para fazer isso, é preciso acessar o Google Imagens e colar a URL da foto. É necessário se atentar para copiar a URL somente da imagem, e não de todo o site onde ela foi publicada. 

Se estiver usando o celular e preferir pesquisar uma imagem salva no aparelho, é preciso selecionar a opção “Versão para computador”. Para encontrá-la no Google Chrome, é necessário selecionar os três pontos no canto superior direito da tela; no iOS Safari, está na parte central inferior da tela. Em seguida, basta clicar sobre o ícone da câmera, na barra de pesquisa, para fazer o upload.

Dessa maneira, você poderá ver as páginas com imagens correspondentes, ler notícias relacionadas a ela e até procurar onde ela apareceu pela primeira vez.

Aplicativos e sites de pesquisa de imagem

O TinEye é um exemplo de ferramenta que faz pesquisa online da imagem, encontrando outros lugares onde a mesma foto ou versões semelhantes a ela tenham sido publicadas. Nele, é possível ver as versões “mais modificadas”, “mais antigas” e “mais recentes” de uma mesma imagem, além de comparar as versões, identificando possíveis montagens ou edições.

O TinEye não está disponível como aplicativo para celular, mas o website pode ser acessado gratuitamente na web — inclusive por meio de navegadores para celular.

Também é possível usar outros apps para pesquisar imagens idênticas ou semelhantes, como o Veracity - Reverse Image Search (disponível somente para iOS), o Google Lens ou mesmo o Pinterest.

No Lens, clique em "Pesquise usando a câmera", clique na foto a ser checada e analise os resultados. Já no Pinterest, salve a imagem no celular primeiro. Depois, com o app aberto, aperte no botão de lupa no alto da tela, depois no ícone de câmera, selecione a suposta imagem fake e veja os resultados parecidos na aba "Explorar" para tirar suas conclusões. 

Verifique metadados da imagem

Além da pesquisa reversa e da busca por imagens semelhantes, outra opção é verificar os metadados da foto (ou dados EXIF — formato de arquivo de imagem intercambiável, em inglês). Eles consistem em informações técnicas sobre uma imagem, como a data e hora da captura da foto, o modelo da câmera utilizada, aplicativos que fizeram o processamento da imagem e, em alguns casos, até mesmo o autor. 

Se por exemplo a data de criação do arquivo for muito antiga, ela não deve se referir a fatos recentes, portanto pode ter sido manipulada ou tirada de contexto.

Existem alguns aplicativos, pagos ou gratuitos, que podem ser usados para verificar esses dados, como o EXIF Metadata (iOS), o Photo EXIF Editor (Android) e o Fake Imagem Detector (Android).

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade