Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com 274 m, buraco descoberto no México é o 2° mais fundo do planeta

O buraco azul Taam Ja' é o mais profundo depois do Sansha Yongle, na China

24 abr 2023 - 17h12
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários
O Taam ja' Blue Hole tem 274 metros profundidade
O Taam ja' Blue Hole tem 274 metros profundidade
Foto: Frontiers in Marine Science

Cientistas descobriram um buraco azul de 274,32 metros no oceano na costa leste do México — ele é o segundo mais fundo do mundo. Um estudo revelando detalhes sobre a descoberta foi publicado este ano na revista Frontiers in Marine Science.

A cratera foi nomeada Taam ja', que significa "águas profundas" em maia. O buraco está na baía de Chetumal, a maior parte com cerca de 1,8 a 4,8 metros de profundidade.

Mas esse é apenas o segundo buraco azul mais profundo — o Sansha Yongle Blue Hole, perto da China, com mais de 300 metros, está em primeiro lugar. O Caribe é conhecido por ter várias formações semelhantes, mas nenhuma é tão profunda.

Buraco azul

Os buracos azuis, diferente de trincheiras e abismos oceânicos — que se formam gradativamente ao longo dos séculos e milênios por movimentos das placas tectônicas, atingindo profundidades de até 11 mil metros — são mais rasos e se formam devido a processos de fraturamento, dissolução e colapso dos solos, explicaram os pesquisadores. 

Em um comunicado, a equipe de pesquisa descreveu que a boca do buraco azul está localizada a uma profundidade entre 4,5 e 5 metros abaixo do nível do mar, onde as propriedades da água mudam significativamente com os gradientes de temperatura e salinidade. 

Este é o segundo buraco azul mais profundo do mundo
Este é o segundo buraco azul mais profundo do mundo
Foto: Frontiers in Marine Science

A equipe científica do Colegio de la Frontera Sur, no México, disse que continuará as pesquisas para investigar os sistemas hidrogeológicos da cratera.

Segundo os pesquisadores, essa descoberta abre um campo de pesquisa para saber como era o ambiente e o clima há milhares de anos e para entender melhor os processos ambientais e geológicos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade