Cinco pontos da filosofia espartana para aplicar no dia a dia
Dicas preciosas com 2.500 anos de idade
Em toda a Grécia Antiga, não existiu exército mais temido do que o da cidade-estado de Esparta. Os hippeis (ou seja, a guarda pessoal do rei formada por 300 hoplitas) eram guerreiros de elite escolhidos anualmente entre os mais disciplinados e melhor preparados, tanto física quanto mentalmente.
Mesmo nos dias de hoje, as tropas de Esparta continuam sendo objeto de admiração justamente por essas qualidades. Pensadores modernos, como Donald J. Robertson, autor do artigo A filosofia espartana da vida, acreditam que é possível aprender uma ou duas coisas com eles e aplicá-las em muitas áreas da vida, como a produtividade.
Robertson acredita que o que mais chamava atenção nos antigos guerreiros espartanos, e ainda hoje, é sua lendária autodisciplina e seu código de honra. Tanto que produtos literários e audiovisuais como o filme 300 de Zack Snyder contribuem para manter essa fascinação pelo ideal desses soldados. A seguir, compartilhamos cinco chaves espartanas para alcançar suas metas.
1) Aprenda com o passado, mas foque no presente
Os espartanos viviam no presente, sem lamentar o passado nem se distrair com o futuro. De acordo com o site Psicologia y Mente, algo que pode bloquear a ação no presente é o chamado viés do status quo. Trata-se da tendência de manter as coisas como estão, sem se arriscar a tentar algo novo, mesmo que isso pudesse ser potencialmente mais benéfico.
Pesquisas como a de Antoine Bechara e Hanna Damasio, publicada na Science, sobre tomada de decisões e o...
Matérias relacionadas
Metaverso da educação? Servidor no Minecraft oferece aulas gratuitas na plataforma
O homem que ganhou na loteria 16 vezes sem trapacear, até que seu truque foi proibido