Sua avó é uma vantagem evolutiva: a ciência agora sabe por que elas formam um vínculo indestrutível com seus netos
A "hipótese da avó" aponta para uma vantagem evolutiva para os netos; Um estudo correlacionou a presença de avós com maiores chances de sobrevivência.
Costuma-se dizer que algumas características familiares pulam uma geração, e temos evidências científicas de que isso é verdade. Mas os humanos têm quatro avós. Existe algum viés evolutivo na perpetuação dessas características?
O segredo da longevidade
Cientistas se perguntam há anos por que os humanos sobrevivem muito além da idade reprodutiva, o que nos diferencia de praticamente todos os animais, mesmo aqueles mais próximos de nós em termos evolutivos. Isso é especialmente notável porque as mulheres geralmente vivem muitos anos após a menopausa.
Ainda não temos uma resposta clara para essa questão, mas a "hipótese da avó" postula que o motivo é que a presença desses parentes era uma vantagem para a sobrevivência dos filhos mais novos.
Evidências da importância das avós
Teorias são de pouca utilidade sem evidências que as sustentem, e uma das primeiras foi apresentada por pesquisadores finlandeses em um estudo publicado na revista Current Biology . Eles descobriram que a sobrevivência de crianças entre 2 e 5 anos estava positivamente correlacionada com a presença de avós.
Os pesquisadores descobriram que a idade e a saúde geral das avós também estavam associadas à saúde da criança: quanto mais velhas e frágeis as avós, menores os benefícios. Os resultados foram semelhantes independentemente de as avós serem maternas ou paternas, exceto quando eram muito idosas ou tinham problemas de saúde.
O estado de saúde importa
É aqui que se encontra um dos ...
Matérias relacionadas