O "platô" da inteligência: cientistas descobrem a idade exata em que sua personalidade para de mudar — e é mais tarde do que muitos imaginam
Adolescência só acaba aos 32 anos
Neurocientistas da Universidade de Cambridge divulgaram um estudo que redefine o cronograma do desenvolvimento humano, mostrando que o cérebro humano não progride de forma constante. A análise, baseada em exames de ressonância magnética de 3.802 indivíduos de 0 a 90 anos, revelou que a estrutura do cérebro passa por cinco grandes "eras", separadas por quatro "pontos de virada" que marcam momentos de reorganização neural intensa.
O estudo é o primeiro a mapear essas fases estruturais ao longo da vida e fornece um contexto vital para entender por que somos mais vulneráveis ou eficientes em diferentes idades.
A adolescência secreta que vai até os 32 anos
A descoberta mais surpreendente dos pesquisadores é que o período de desenvolvimento estrutural do cérebro típico da adolescência persiste muito além da casa dos 20 anos.
- Ponto de virada topológico mais forte: o cérebro só se transforma para assumir uma configuração adulta por volta dos 32 anos. Segundo os pesquisadores, essa idade marca as mudanças direcionais mais significativas em toda a vida, sendo o "ponto de virada topológico mais forte".
- Eficiência neural: a fase da adolescência (que se estende dos 9 aos 32 anos) é notável pelo aumento contínuo da eficiência neural. O crescimento da substância branca e a organização mais refinada das redes de comunicação permitem que os sinais se movam de forma mais coordenada, o que está ligado a ganhos no desempenho cognitivo.
As cinco grandes eras do cérebro
O cérebro humano atravessa cinco ...
Matérias relacionadas
Reciclar papelão? No Reino Unido, surge uma nova ideia: queimá-lo para gerar energia
Nova crise da cannabis? Cada vez mais usuários vão parar no hospital com vômito severo
Cientistas descobrem mudança oculta na Antártida que liberou o carbono e aqueceu o mundo