Nova crise da cannabis? Cada vez mais usuários vão parar no hospital com vômito severo
A Síndrome de Hiperêmese Canabinoide (SHC) foi reconhecida oficialmente
Segundo a University of Washington School of Medicine, os departamentos de emergência têm notado um aumento constante no número de pacientes que buscam ajuda para episódios de vômito intenso e prolongado, acompanhado de dor abdominal. O que esses casos frequentemente têm em comum é o uso crônico de cannabis, um padrão que levou ao reconhecimento oficial de uma nova condição: a Síndrome de Hiperêmese Canabinoide (SHC).
A condição, que faz com que usuários crônicos enfrentem ciclos severos de vômito três ou quatro vezes por ano, finalmente recebeu uma identidade clínica formal.
O que é a síndrome
A SHC é um distúrbio gastrointestinal que se manifesta dentro de 24 horas após o uso mais recente de cannabis. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) padronizou a condição em seu manual de Classificação Internacional de Doenças (CID-10), atribuindo o código específico R11.16.
Essa atualização é vital para a saúde pública e para a ciência. O novo código permite que os médicos documentem a síndrome de forma consistente, o que é crucial para reconhecer episódios de repetição e, principalmente, para que pesquisadores como Beatriz Carlini (Universidade de Washington) possam rastrear os casos com maior precisão.
Essa coleta de dados fornecerá "provas concretas" sobre os eventos adversos da cannabis, um problema que os médicos relatam estar crescendo.
Dificuldade no tratamento
Apesar do aumento nos casos, a SHC é frequentemente diagnosticada com atraso, muitas vezes após o paciente ter ...
Matérias relacionadas
IA que prevê doenças: seu suor pode revelar problemas de saúde muito antes dos sintomas
Descoberta a árvore mais antiga da Europa: ela fica dentro de um vulcão
Reciclar papelão? No Reino Unido, surge uma nova ideia: queimá-lo para gerar energia