Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa prevê lançamento de missão de troca de astronautas da ISS para fevereiro

Outras duas missões impactaram a escolha da data oficial, dentre elas a retirada do grupo anterior por motivos médicos

29 jan 2026 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

O lançamento da missão Crew-12, que vai substituir a tripulação que estava na Estação Espacial Internacional (ISS), poderá ocorrer em 11 de fevereiro, indicou a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) na quarta-feira, 28. A decolagem estava prevista para o dia 15 de fevereiro, mas a agência espacial americana decidiu antecipar por causa da retirada do grupo de astronautas anterior, Crew-11, por motivos médicos

Depois do ocorrido, os quatro tripulantes da missão Crew-11 aterrissaram no Oceano Pacífico na madrugada do dia 15 de janeiro, após um problema médico ter levado ao encurtamento da missão.

Autoridades da Nasa afirmaram que não se tratou de uma emergência a bordo, mas que estavam "agindo com cautela em relação ao membro da tripulação". A identidade do astronauta e a natureza do problema de saúde não foram divulgadas, em respeito à privacidade do paciente.

Por outro lado, a Crew-12 vai decolar de Cabo Cañaveral, no estado da Flórida, tripulada com os americanos Jessica Meir e Jack Hathaway, juntamente com a astronauta francesa Sophie Adenot e o russo Andrey Fedyaev. A primeira janela de lançamento abre às 8 horas da manhã, pelo horário de Brasília, publicou a Nasa em suas redes sociais. Enquanto as janelas adicionais, ficam nas manhãs de 12 e 13 de fevereiro.

A escolha da nova data foi difícil para a Nasa, devido a outra missão, a Artemis II, que será a primeira a levar seres humanos à órbita da Lua depois de mais de 50 anos. O voo está programado para 6 de fevereiro e levará quatro astronautas em uma viagem de aproximadamente dez dias.

"A Nasa continua trabalhando em possíveis janelas de lançamento para duas missões importantes tripuladas em fevereiro: Artemis II e Crew-12. Tomaremos qualquer decisão sobre a melhor oportunidade de lançamento para cada missão mais perto da data do voo", ressaltou a agência./Com informações da AFP

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade