Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa divulga imagens de Júpiter capturadas por James Webb

Fotos foram um experimento antes do início oficial das operações

15 jul 2022 - 10h20
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa revelou nesta quinta-feira (14) imagens de Júpiter e de algumas de suas luas que foram capturadas pelo telescópio espacial James Webb.

Na imagem, é possível observar a Grande Mancha Vermelha e a lua Europa
Na imagem, é possível observar a Grande Mancha Vermelha e a lua Europa
Foto: Divulgação/Nasa / Ansa - Brasil

Segundo informações da agência espacial norte-americana, as fotografias do gigante planeta foram tiradas por meio de infravermelho para testar os instrumentos do telescópio antes do início oficial das operações.

O material coletado deixa evidente a Grande Mancha Vermelha, que aparece em algumas imagens como uma bola branca. Ela, na realidade, é uma enorme tempestade com tamanho suficiente para engolir a Terra.

Hey @NASASolarSystem, ready for your close-up? As part of Webb?s prep for science, we tested how the telescope tracks solar system objects like Jupiter. Webb worked better than expected, and even caught Jupiter?s moon Europa: https://t.co/zNHc724h9X pic.twitter.com/tW9AT5ah6T

? NASA Webb Telescope (@NASAWebb) July 14, 2022

Além do anel do planeta, as fotografias também mostram Thebe, Metis e Europa, que são três das 79 luas de Júpiter. O asteroide 6481 Tenzing, que fica no cinturão entre Marte e Júpiter, também foi capturado pelo telescópio.

"Eu não podia acreditar que vimos tudo tão claramente e quão brilhantes eles eram. É realmente emocionante pensar na capacidade e oportunidade que temos para observar esses tipos de objetos em nosso sistema solar", celebrou Stefanie Milam, vice-cientista do projeto Webb para ciência planetária.

No início da semana, a Nasa divulgou o primeiro lote de imagens do James Webb, tanto que o telescópio espacial já detectou água na atmosfera de um exoplaneta. Em uma das fotografias, é mostrada um aglomerado de galáxias, o SMACS 0723, situado a 4,6 bilhões de anos-luz da Terra, tendo ao seu fundo galáxias ainda mais distantes. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade