Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem: Cientistas descobrem primeiro gene que comprovadamente causa doenças mentais

GRIN2A pode ser causador direto de transtornos

4 dez 2025 - 11h30
(atualizado em 4/12/2025 às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A genética por trás das doenças mentais acaba de ganhar um novo capítulo. Cientistas do Centro Médico da Universidade de Leipzig, na Alemanha, descobriram evidências de que um único gene, o GRIN2A, pode ser a causa direta de transtornos psiquiátricos. A descoberta desafia o entendimento anterior, que presumia que essas condições resultavam apenas da ação combinada de múltiplos genes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de uma em cada sete pessoas no mundo — ou mais de 1 bilhão de indivíduos — vivia com algum tipo de transtorno mental em 2021. A genética já era reconhecida como um fator de risco, mas o Professor Johannes Lemke, autor principal do estudo, afirma:

"Nossos resultados atuais indicam que o GRIN2A é o primeiro gene conhecido que, por si só, pode causar uma doença mental. Isso o diferencia das causas poligênicas de tais transtornos que eram presumidas até então."

Início precoce

O estudo, publicado na revista Molecular Psychiatry (link no primeiro parágrafo), analisou dados de 121 indivíduos que carregavam uma alteração no gene GRIN2A. O padrão descoberto foi surpreendente:

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade